Governador Eduardo Leite se reúne com general Hertz, comandante militar do Sul, para avaliar situação das chuvas no RS.| Foto: Mauricio Tonetto / Secom RS
Ouça este conteúdo

O Ministério da Defesa autorizou o estabelecimento de um comando operacional das Forças Armadas para atuar em apoio logístico às ações de proteção e Defesa Civil dos municípios gaúchos afetados pelas chuvas intensas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (3).

CARREGANDO :)

A portaria determina que os militares deverão ativar Comando Operacional Conjunto Taquari 2 que deverá ser instruído pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o general Richard Nunes. Desde a última quarta-feira, o ministério informou que 626 militares já haviam sido deslocados à região para atuarem no apoio às vítimas.

Também foram mobilizadas 45 viaturas, 12 embarcações e oito aeronaves, além de equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal. Um hospital de campanha está sendo montado no município de Lajeado com estrutura de enfermaria, 40 leitos, dois consultórios de atendimento médico e um de triagem.

Publicidade

As diretrizes para o comando operacional foram estabelecidas após o reconhecimento do estado de calamidade pública em todo o estado Rio Grande do Sul pela Defesa Civil Nacional.

Nesta quinta (2), o governo federal também reconheceu que o estado gaúcho vive um estado de calamidade pública em decorrência dos temporais. A oficialização da crise faz com o estado consiga solicitar recursos federais para ações urgentes.

Dados da Defesa Civil do RS, divulgados nesta sexta-feira (3), apontam que, até o momento, já foram confirmadas 31 mortes, 56 pessoas feridas e 74 desaparecidas em todo o estado. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas, em 235 municípios atingidos.