O governo federal reconheceu, na noite deste domingo (5), Estado de Calamidade Pública em 265 municípios do Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A decisão deixa o estado apto a receber recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais de forma mais ágil e menos burocrática. A lista completa está no DOU.
O reconhecimento aconteceu após visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à região. Ao lado de diversos ministros e acompanhando do governador Eduardo Leite (PSDB), o petista prometeu a liberação de recursos para o estado.
“Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil e eu sei que tem muitas estradas estaduais que estão com problemas. E eu quero lhe dizer para não ficar preocupado, porque o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar a recuperar as estradas estaduais”, disse o petista.
O Rio Grande do Sul tem sido acometido por fortes chuvas nos últimos dias que afetaram 341 dos 497 municípios gaúchos. De acordo com a Defesa Civil, 78 pessoas já morreram devido aos temporais. Ainda há 4 óbitos ainda estão em investigação e 105 pessoas ainda estão desaparecidas.
Com Marina Silva isolada, agenda ambiental de Lula patina antes da COP-30
Paraná e São Paulo lançam alternativas ao Plano Safra para financiamento do agronegócio
De Silveira a presos do 8/1: sete omissões da pasta de Direitos Humanos de Lula
Dino vira peça-chave para o governo em menos de um ano no STF
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião