• Carregando...
Presidente Lula com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, na quinta (2).
Presidente Lula com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, na quinta (2).| Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo federal reconheceu, na noite deste domingo (5), Estado de Calamidade Pública em 265 municípios do Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A decisão deixa o estado apto a receber recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais de forma mais ágil e menos burocrática. A lista completa está no DOU.

O reconhecimento aconteceu após visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à região. Ao lado de diversos ministros e acompanhando do governador Eduardo Leite (PSDB), o petista prometeu a liberação de recursos para o estado.

“Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil e eu sei que tem muitas estradas estaduais que estão com problemas. E eu quero lhe dizer para não ficar preocupado, porque o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar a recuperar as estradas estaduais”, disse o petista.

O Rio Grande do Sul tem sido acometido por fortes chuvas nos últimos dias que afetaram 341 dos 497 municípios gaúchos. De acordo com a Defesa Civil, 78 pessoas já morreram devido aos temporais. Ainda há 4 óbitos ainda estão em investigação e 105 pessoas ainda estão desaparecidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]