O início do fogo foi registrado pelas câmeras de monitoramento do parque| Foto: Agência Brasil/Corpo de Bombeiros
Ouça este conteúdo

O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio) multou a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em R$ 6,5 milhões pelo incêndio no Parque Nacional do Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, ocorrido em junho deste ano.

CARREGANDO :)

O ICMbio concluiu as investigações sobre o caso nesta terça-feira (22) e embargou a área atingida para permitir a regeneração da vegetação.

“A investigação concluiu que o incêndio começou na margem da estrada, ao lado de um comboio de veículos do Exército Brasileiro, causado por um objeto utilizado para o preparo de alimentos com fogo (fogareiro e líquido inflamável). A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizava um treinamento para cadetes no parque, uma atividade que ocorre na região desde 1957”, informou o ICMbio.

Publicidade

O incêndio começou no dia 14 de junho de 2024 na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, próximo ao Morro do Couto e à portaria do Posto Marcão. O início do fogo foi registrado pelas câmeras de monitoramento do parque.

O fogo atingiu mais de 300 hectares

Ao todo, o incêndio durou 10 dias e atingiu 312 hectares. O combate ao fogo envolveu  24 instituições e 150 combatentes de diversos órgãos, além de voluntários.

Segundo a investigação do ICMbio, os militares detectaram o início do fogo e notificaram rapidamente os funcionários da empresa responsável pelo pela administração do parque.

“No primeiro momento, eles [os militares] ajudaram a combater o fogo junto à equipe do Instituto Chico Mendes do Parque Nacional do Itatiaia. Posteriormente, a Aman enviou helicópteros e mais militares, contribuindo desde o início para esclarecer as causas do incêndio”, disse o ICMbio.

O Instituto também informou que deverá aperfeiçoar o processo de autorização para atividades militares no local e revisar as normas de treinamento militar junto à Câmara Temática de Montanhismo e Ecoturismo (CTME) e militares.

Publicidade

Em nota à imprensa, a Aman disse que não teve acesso à apuração realizada pelo ICMbio e que a multa imposta à Academia está em fase de análise para apresentação de defesa por parte da União.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]