Apenas o nome da senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, integra a lista dos 116 parlamentares que terão a atividade legislativa de 2023 reconhecida pelo Ranking dos Políticos.
De acordo com o Ranking, a pontuação atribuída aos políticos “é determinada estritamente com base em sua atuação, com critérios definidos que incluem como é utilizada as verbas de gabinete e as votações nos âmbito de antidesperdício, anticorrupção e antiprivilégios”.
A lista Excelência Parlamentar é composta por parlamentares que têm nota superior a 7 no site, em uma escala que vai de 0 a 10. Os parlamentares serão convidados para cerimônia de premiação que acontecerá no dia 13 de dezembro de 2023.
A consulta ao site para premiação foi realizada no dia 12 de novembro de 2023. A lista foi divulgada no dia 16 de novembro.
O senador Efraim Filho (União-PB) encabeça a lista com nota 8,99. O senador é seguido da deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) e do também senador Laércio Oliveira (PP-SE).
A premiação existe desde 2016 e, segundo o Ranking, “é uma forma de contribuir com o reconhecimento dos parlamentares que prestam bons serviços ao parlamento”.
Veja a lista completa dos premiados
Criado em 2011 com o objetivo de dar transparência ao desempenho e performances dos congressistas, o Ranking dos Políticos assina uma coluna na Gazeta do Povo. Veja todas as publicações clicando aqui.
No mês passado, o Ranking venceu a premiação dada pelo 10º Fórum Liberdade e Democracia.
Na ocasião, o criador do site, o empresário Alexandre Ostrowiecki, criticou o poder tutelador do Estado sobre o cidadão e destacou iniciativas empreendedoras como sendo o caminho para mudar a política.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF