Em conversa com jornalistas na manhã deste domingo (18) o presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou que Silvio Santos - que morreu neste sábado (17) aos 93 anos - temeu ser preso em razão de um possível rombo de R$2,5 bilhões no Banco Panamericano. De acordo com Lula, Silvio teria oferecido o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) como garantia.
“Posso contar uma coisa para vocês da seriedade do Silvio Santos. Quando teve aquele golpe no Banco Panamericano, Silvio Santos me procurou, muito preocupado, eu era presidente. Ele estava com medo de ser preso”, contou o presidente.
Lula ainda afirmou que , à época, disse para Silvio que não havia por que prendê-lo. “Nós vamos fazer investigação, o Banco Central vai ajudar a cuidar disso, o Ministério da Fazenda, e vamos ver como a gente resolve o problema”. O mandatário complementou dizendo que “o problema foi resolvido”.
Segundo o presidente, “ele [Silvio Santos] deu como garantia inclusive a televisão dele, coisa que muita gente não quer dar, o seu patrimônio, e ele deu”. Outro ponto destacado por Lula é que Silvio Santos contava essa história em seu programa. “Ele não tinha vergonha de dizer quem ele era”, afirmou.
As declarações foram feitas na saída da visita que o presidente fez à “sala de situação” que monitora a aplicação do Concurso Nacional Unificado.
Lula ainda falou sobre a disputa presidencial de 1989, quando se candidatou à presidência pela primeira vez. Na ocasião, Silvio Santos também se apresentou como candidato, mas acabaria desistindo posteriormente. O petista relembrou uma conversa que teve com o apresentador, durante uma viagem à Brasília.
"Fiz uma viagem com ele de avião de São Paulo para Brasília e tentei convencê-lo da não importância de ele participar do processo eleitoral", afirmou Lula. "Eu disse isso, porque era um homem que inegavelmente foi o melhor apresentador deste país, o melhor homem de televisão. O Chacrinha e ele juntos. Não tem mais ninguém que sequer chegue perto deles", disse o petista.
Silvio Santos morreu de broncopneumonia na madrugada do sábado (17) e foi enterrado na manhã deste domingo em cerimônia que reuniu a família e amigos mais próximos, em um cemitério particular, em São Paulo.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião