Lula decretou luto oficial de três dias no país pelas 61 vítimas do acidente com o avião da VoePass em Vinhedo (SP).| Foto: Andre Borges/EFE.
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de três dias pelas 61 vítimas do acidente ocorrido nesta sexta-feira (9) com o avião da companhia aérea VoePass. A aeronave, que caiu em Vinhedo (SP), fazia a rota entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP).

CARREGANDO :)

Segundo o Palácio do Planalto, o Decreto nº 12.135 será publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta noite. “Em memória das 61 vítimas do trágico acidente em Vinhedo, decretamos luto oficial de 3 dias no país”, disse Lula no X ao anunciar a medida.

A aeronave turbohélice ATR-72 caiu por volta das 13h30 em um condomínio de Vinhedo. A VoePass, antiga Passaredo, confirmou que 57 passageiros e 4 tripulantes estavam a bordo do voo 2283. A causa do acidente ainda é investigada.

Publicidade

O presidente soube da tragédia durante um evento em Itajaí (SC). Na ocasião, Lula pediu que os participantes fizessem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

Em nota, a VoePass Linhas Aéreas informou que o avião não tinha restrições operacionais e estava apto a voar.

Governadores decretam luto em São Paulo e no Paraná

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), também decretaram luto de três dias nos estados. Os dois estavam no Espírito Santo participando do encontro do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Consud) quando souberam do acidente.

Tarcísio instalou um gabinete de crise para coordenar as ações após a tragédia. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também está em Vinhedo (SP) para acompanhar os trabalhos de equipes da Polícia Civil e Polícia Federal no resgate das vítimas e na avaliação das causas do acidente, informou o Planalto.

“Estamos conjuntamente buscando ações concretas para ajudar as famílias das vítimas nesse momento de muita dor. A equipe da Cenipa encontrou a caixa preta e está trabalhando para prestar todos os esclarecimentos”, disse o ministro.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]