Ex-boxeador Maguila faleceu nesta quinta-feira (24).| Foto: Reprodução/ Perfil pessoal Facebook
Ouça este conteúdo

O ex-peso pesado e lenda do boxe brasileiro José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. O atleta foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica, conhecida como 'demência pugilística', em 2013.

CARREGANDO :)

Maguila é um ex-pugilista brasileiro nascido em Aracaju, Sergipe, em 12 de junho de 1958. Ele é amplamente reconhecido como um dos maiores nomes do boxe no Brasil. O atleta começou sua carreira profissional em 1983 e rapidamente se destacou na categoria peso-pesado, sendo conhecido por sua força física e garra.

Ao longo de sua carreira, Maguila acumulou 85 lutas, vencendo 77, com 61 vitórias por nocaute. Ele conquistou o título de campeão sul-americano e latino-americano de boxe. Também chegou a disputar o título mundial contra Evander Holyfield, um dos grandes nomes do boxe mundial, mas foi derrotado.

Publicidade

Longe do esporte, fundou uma ONG, trabalhou em programas de TV, gravou um CD de samba e tentou uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Após sua aposentadoria, Maguila passou a enfrentar problemas de saúde decorrentes de sua carreira no boxe, sendo diagnosticado com demência pugilística, uma condição relacionada aos traumas repetidos sofridos no esporte. Ele sempre foi considerado um grande ícone do esporte brasileiro.

Repercussão de pesar e condolências

Pelas redes sociais, alguns atletas e políticos prestaram homenagens ao ex-boxeador brasileiro e manifestaram pesar aos familiares. O boxeador Ancelino Popó Freitas, postou uma homenagem em vídeo com a lenda do box. “Descanse em paz meu eterno campeão”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou o seu pesar pela morte de Maguila e declarou que o Brasil se despede do "nosso mais importante boxeador peso-pesado, acumulando inúmeras vitórias nos ringues e popularizando o esporte".

"Multicampeão, venceu a maioria das lutas que disputou e conquistou o público com seu grande carisma. Após aposentar as luvas, chegou a lançar um álbum de samba, demonstrando seu amor pela nossa cultura popular. Meus sentimentos e um abraço a toda sua família, amigos e admiradores", escreveu o petista.

Publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) destacou que Maguila foi "um guerreiro que lutou dentro e fora dos ringues, com garra e determinação". "Uma história de superação que inspirou milhões de brasileiros. Maguila foi um dos maiores pugilistas da nossa história, um verdadeiro herói do esporte nacional, e seu legado permanecerá vivo em nossos corações", escreveu na rede X.

Para a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP), "o mundo se despede de uma lenda do esporte. - José Adilson Rodrigues dos Santos, Maguila, um dos maiores boxeadores da história do Brasil". "Meus sentimentos aos familiares. Deus conforte a todos!", acrescentou.

"Meus sentimentos pela morte do ex-boxeador Adilson Maguila. Um esportista multicampeão que, com seu jeito irreverente disseminou o boxe pelo Brasil, enfrentou as principais estrelas mundiais da nobre arte e que inegavelmente sempre honrou o verde e o amarelo da nossa bandeira. Que neste momento Deus conforte amigos e familiares", escreveu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freiras.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]