A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou imagens de satélite que mostram a extensão das enchentes registradas em Porto Alegre. O registro, feito na última quarta-feira (8) pelo equipamento Operational Land Imager (OLI) instalado no satélite Landsat 8, mostra a invasão das águas do Rio Jacuí sobre a capital do Rio Grande do Sul.
Dados do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema) mostram que o Rio Jacuí está baixando, mas o recuo ocorre em um ritmo mais lento do que a cheia verificada entre os dias 3 e 5 de maio. Os números mais recentes, de 11h45, mostram que o nível das águas estava em 16,89 metros, abaixo do máximo registrado na noite do último domingo (5) quando o nível do rio passou dos 20 metros.
O Rio Guaíba, que alimenta a Lagoa dos Patos, segue baixando, mas ainda está longe de retornar a patamares normais. Por volta das 14h desta sexta-feira (10) os registros feitos no Cais Mauá mostram que o nível estava em 4,7 metros – abaixo dos mais de 5 metros registrados desde o último final de semana, mas muito acima da cota de inundação, que é de 3 metros.
Cheia no Rio Jacuí é visível do espaço
Outro sistema da Nasa, o MODIS, fez dois registros da região de Porto Alegre. Na primeira imagem, de 20 de abril, é possível perceber uma leve turbidez na água que chega do Rio Jacuí ao Lago Guaíba.
Na imagem seguinte, feita em 6 de maio, é possível perceber grandes formações de nuvens sobre a região. O extravasamento do Rio Jacuí se torna visível do espaço, e a quantidade de lama despejada no Lago Guaíba chega à Lagoa dos Patos.
Veja imagens de antes e depois das cheias em Porto Alegre
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF