Em comunicado publicado nesta terça-feira (30), a Polícia Federal (PF) disse que apenas nas operações realizadas este ano para combater o tráfico de pessoas, 81 vítimas de diversas nacionalidades já foram resgatadas. O número é superior a cada um dos três últimos anos.
De acordo com a PF, “desde 2021 até o presente momento, já foram instaurados 325 inquéritos para apurar a prática do crime". A maior parte dos casos envolve tráfico para exploração sexual e trabalho escravo.
“Nesse período, a PF identificou a autoria de mais de 120 responsáveis pelo tráfico de pessoas, os quais, geralmente, integram organizações criminosas transnacionais, com o objetivo de violar a liberdade e a dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade”, informou a PF.
Os dados foram publicados nesta terça porque o dia 30 de julho foi instituído pela Assembleia Geral da ONU como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico humano é a terceira atividade ilegal mais lucrativa do mundo e 70% das vítimas, em todo o mundo, são mulheres e meninas.
“O Brasil incorporou à sua legislação a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças, a qual define tráfico de pessoas como ‘o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração’”, disse a PF.
“A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos”, diz outro trecho do comunicado ao citar a legislação que trata do tema.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião