A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, neste sábado (4), que 56 pessoas já morreram devido às enchentes registradas em 281 dos 497 munícipios do estado. São 17 vítimas a mais que o último boletim divulgado às 18h de ontem. Ainda de acordo com órgão, 67 pessoas estão desaparecidas.
Os números atualizados pela Defesa Civil listam ainda 32.248 pessoas fora de casa, sendo 24.666 pessoas desalojadas e 8.296 em abrigos. O registros também identificam 74 feridos. O órgão também informou que mais de 377 mil pessoas foram afetadas pelos temporais e enchentes na região.
Desde a última segunda-feira (29), o estado tem sido acometido por fortes temporais. Nesta sexta (3), a capital gaúcha, Porto Alegre, enfrentou o rompimento de uma das comportas do lago Guaíba. Na manhã deste sábado, a estação de medição do Gasômetro chegou ao recorde de cheia com 5,02 metros.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em live nas redes sociais, neste sábado (4), chamou atenção ainda para o município de Canoas e a região metropolita de Porto Alegre, que de acordo com ele, vive uma situação preocupante.
"Segue dramática a situação no Rio Grande do Sul. Desde segunda-feira até aqui, já foram mais de 800mm de água em diversas regiões do estado e essa água esta vindo para a região metropolitana e sem precedentes. As pessoas precisam entender a gravidade do que está acontecendo no Rio Grande do Sul", alertou Eduardo Leite.
O governador pediu para que os moradores da região metropolitana procurem pontos de apoio e regiões altas para se protegerem do risco de inundação. Eduardo Leite também afirmou que serão concentrados esforços na Região das Ilhas, e nos municípios de Eldorado do Sul e Canoas.
O último boletim de monitoramento dos serviços de infraestrutura do governo do Rio Grande do Sul, divulgado neste sábado sexta (4) às 9h, mostrou a situação do fornecimento de água, energia elétrica e telefonia no estado.
Energia elétrica, água e telefonia:
- CEEE Equatorial: 54 mil pontos sem energia elétrica;
- RGE Sul: 296 mil pontos sem energia elétrica;
- Corsan: 860.952 clientes sem abastecimento de água;
- Tim: 63 municípios sem serviços de telefonia e internet;
- Vivo: 46 municípios sem serviços de telefonia e internet;
- Claro: 19 municípios sem serviços de telefonia e internet.
As chuvas e o rompimento de comportas do lago Guaíba também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste sábado (4), são 128 trechos em 68 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme atualização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Confira a lista completa de bloqueios neste link.
Como ajudar
O Governo do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil divulgaram duas maneiras de receber as doações, leia abaixo:
- Centro Logístico da Defesa Civil Estadual:
Endereço: avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre;
Telefone: (51) 3210 4255.
- “SOS Rio Grande do Sul”:
PIX: CNPJ: 92.958.800/0001-38;
Instituição: Banrisul
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF