A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta sexta-feira (6), operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas que envolvia transporte de entorpecentes em ambulância. As investigações são comandadas pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro e acontecem em cinco estados: além do Rio, policiais de São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso cumprem mandados de busca e apreensão.
O principal alvo da ação é um empresário da área da saúde que utilizava ambulâncias para o transporte de drogas. Segundo a Polícia Civil, em 2021, um dos veículos de propriedade dele foi flagrado na Rodovia Presidente Dutra, no Rio, com meia tonelada de maconha que seria levada para comunidades da zona sul da capital fluminense.
De acordo com as investigações, em um ano, entre 2020 e 2021, o empresário movimentou mais de R$ 6,4 milhões, "quantia incompatível com seu patrimônio e atividade econômica", afirma a Polícia Civil. A rede de empresas e pessoas ligadas ao empresário suspeito formava um complexo esquema de lavagem de dinheiro, com ramificações em vários estados brasileiros, diz a Polícia Civil.
Por isso, mandados também estão sendo cumpridos em outros estados. A investigação aponta, ainda, que há suspeita de uso de laranjas para mascarar as operações ilícitas.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF