Nesta quinta-feira (5), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Dontraz para combater uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.
A PF deu cumprimento a 17 mandados de prisão preventiva, 4 mandados de prisão temporária e 41 mandados de busca e apreensão em cinco Estados brasileiros (São Paulo, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina).
De acordo com a PF, a investigação teve início em abril do ano passado, quando um pequeno barco pesqueiro com bandeira brasileira foi interceptado na costa da África.
Durante a abordagem, foram encontradas mais de 5,5 toneladas de cocaína na embarcação tripulada por cinco brasileiros e dois montenegrinos.
Em outra abordagem, também em alto-mar, foram apreendidos 1,216 quilos da mesma droga em um pesqueiro após ter partido de Fortaleza (CE). Todos os seis tripulantes da embarcação eram brasileiros.
A PF informou que a operação de hoje conta com a cooperação de autoridades de Cabo Verde, Estados Unidos da América e Inglaterra e com o apoio da Marinha do Brasil, da Polícia Militar do estado de São Paulo e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.
Os acusados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas as penas podem chegar a 40 anos de prisão.
Em comunicado, a PF disse que “essa é a primeira ação decorrente da criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no estado de São Paulo, uma iniciativa que visa integrar as forças de segurança federais, estaduais e municipais no combate ao crime organizado”.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião