As mensagens de solidariedade e pesar pelas vítimas da queda do avião em Vinhedo, no interior de São Paulo, ganharam espaço na política, nesta sexta-feira (10).
Em nota, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prestou solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e da tripulação da aeronave.
"Que as causas do acidente sejam identificadas com celeridade e que os familiares recebam todas as informações necessárias neste momento difícil para todos", escreveu Pacheco.
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Filipe Barros (PL-PR), disse que "o Brasil concentra suas preces pelas vítimas da tragédia em Vinhedo".
"Desejo toda a solidariedade e compaixão aos familiares e amigos diante desse indescritível momento de dor. O voo havia saído de Cascavel, no Paraná – aos cascavelenses, reforço minhas sinceras condolências", escreveu o parlamentar.
O senador Jorge Seif (PL-PR) manifestou "profundo pesar pelo trágico acidente aéreo".
"Neste momento de imensa dor e consternação, quero expressar minhas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, bem como oferecer todo o meu apoio e solidariedade a todos os envolvidos nesta terrível tragédia", escreveu Seif na rede X.
Para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) "este é um momento para nos unirmos em oração pelas vítimas e familiares do acidente aéreo em Vinhedo (SP"). "Por favor, parem de compartilhar vídeos da área do acidente", cobrou o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), declarou que se une "à corrente de orações para que haja sobreviventes". "E reforço que é preciso apurar com rigor as causas e responsabilidades dessa tragédia", escreveu a petista.
Já o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) declarou "força as equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar que estão mobilizadas".
Ao manifestar o pesar sobre a tragédia, o deputado André Janones (Avante-MG) fez um alerta nas redes sociais para que as pessoas "sejam cordiais e não postem fotos de corpos". "Eles tem família, amigos e muita gente que os ama e que não merece se deparar com essas imagens nesse momento de dor. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas", escreveu.
Queda do avião
Um avião da VOEPASS caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) no meio de um bairro residencial no município de Vinhedo (SP). O voo saiu de Cascavel próximo do meio-dia e chegaria em Guarulhos às 13h50.
A aeronave, um ATR-72, tem capacidade para 68 pessoas, mas saiu de Cascavel com 62 ocupantes, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
De acordo com dados do Flightradar24, o avião decolou às 11h58 em Cascavel e subiu até a altitude de cruzeiro de 17 mil pés (5.100 metros). Às 13h21 começou a queda de altitude e em menos de dois minutos foi ao solo. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Vinhedo registraram as primeiras chamadas por volta das 13h30. A aeronave pegou fogo após a queda.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião