O governo de Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais é aprovado por 62% da população do estado, aponta pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (11). Outros 31% desaprovam a gestão estadual, enquanto 7% das pessoas questionadas não souberam ou não opinaram.
A pesquisa Genial/Quaest foi feita por meio de entrevistas presenciais entre os dias 4 e 7 de abril, com 1.506 pessoas no estado de Minas Gerais. O nível de confiança é de 95%. Para 41% dos entrevistados na pesquisa, a avaliação do governo Zema é positiva. Outros 34% o consideram regular e 18% negativa (7% não souberam ou não opinaram).
Educação é a área mais bem avaliada no governo Zema
A Genial/Quaest também analisou o desempenho da gestão estadual por áreas de desenvolvimento. Entre elas, em Minas Gerais a que recebeu o melhor aval foi a de educação, vista como positiva por 51% dos mineiros. Por outro lado, as áreas da infraestrutura e mobilidade e do transporte público foram as que receberam mais avaliações negativas em Minas Gerais: 29%.
Os entrevistados também consideraram que, na comparação com outros estados, Minas Gerais está: melhor para 58% dos entrevistados e pior para 26% (15% não sabem ou não responderam). Para 36%, o estado “está melhorando”, enquanto outros 43% opinaram que está igual e 19% que está piorando (2% não souberam ou não responderam).
Do total, 33% ainda responderam que têm ouvido mais notícias positivas sobre o governo estadual. Para 25% das pessoas ouvidas na pesquisa, há mais notícias negativas sobre a gestão de Romeu Zema - 39% não tem visto notícias e 4% não responderam ou não opinaram.
Governo Lula é negativo para 35% dos mineiros
A Genial/Quaest também havia perguntado a avaliação sobre o governo Lula (PT), no mês de março. Para 35% da população de Minas, o governo petista é negativo, enquanto para 30% é regular e para 34% é positivo. Do total, 47% desaprovam a gestão federal e 52% a aprovam (1% não souberam ou não opinaram).
No país, o governo Lula é visto como negativo para 34% das pessoas entrevistadas, como regular para 28% e como positivo para 35%. Pelo levantamento da Genial/Quaest, 51% dos brasileiros aprovam a gestão Lula e 46% a desaprovam (3% não souberam ou não opinaram).
Economia do país piorou, na avaliação dos moradores de Minas Gerais
Na pergunta sobre a economia do Brasil, 45% dos mineiros opinaram que o desempenho no setor piorou, enquanto para 28% ficou igual e para 23%, melhorou. Na economia estadual a análise para 44% é que está igual. Outros 22% acreditam que a economia de Minas Gerais melhorou e 30% que piorou.
Sobre a situação financeira pessoal, 41% dos mineiros avaliam que está igual, enquanto 34% dizem que piorou e 24% que melhorou.
Por fim, a pesquisa mostrou que 36% dos entrevistados de Minas Gerais se informam sobre política pela TV; 30% pelas redes sociais; 11% por sites, blogs e portais de notícias; 8% com amigos, familiares ou conhecidos; 3% por WhatsApp e Telegram; 4% pelo rádio; 2% em jornais impressos, sendo que 6% responderam que “não se informam sobre política”.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF