A Polícia Federal e a Aeronáutica começaram nesta quinta (7) a investigação das causas que levaram à queda de um avião monomotor da corporação na tarde de quarta (6) em Belo Horizonte, e que vitimou dois agentes. Um terceiro tripulante foi hospitalizado em estado estável de saúde.
A investigação será tocada pela própria PF, que esteve no local do acidente pela manhã para avaliar os destroços da aeronave, e pelo Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Cenipa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
A queda do avião ocorreu por volta das 14h14 logo após a decolagem do Aeroporto da Pampulha, na região central da capital mineira. O piloto tentou retornar e acabou perdendo o controle enquanto tentava pousar. A aeronave bateu em um bloco de pedras e se incendiou na lateral da pista.
Segundo informou o tenente Henrique Barcellos, do Corpo de Bombeiros, ainda “não se chegou a nenhuma informação que trouxesse esclarecimento sobre a causa”.
De acordo com a PF, as vítimas foram os policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José de Moraes Neto, lotados na Coordenação de Avião Operacional. Os corpos deles foram levados para Brasília, segundo informou a Polícia Civil de Minas Gerais nesta quinta (7).
Já o sobrevivente é o mecânico Walter Luís Martins, de uma empresa terceirizada, levado para o Hospital João XXIII, na região central de Belo Horizonte.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o avião acidentado, um monomotor Cessna Grand Caravan 208B, estava com a documentação regular. A aeronave, no entanto, já havia sofrido dois incidentes em 2019 e 2020 de acordo com o Cenipa, com o estouro de pneu em Jundiaí (SP) e na capital paulista, mas sem danos à estrutura.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, prestou condolências aos familiares e amigos das vítimas e decretou luto oficial de três dias.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião