• Carregando...
Operação Cravate
Investigação aponta que advogado facilitava a comunicação de líder de facção com pessoas fora da prisão.| Foto: divulgação/PF

Um advogado e mais cinco pessoas são alvos de mandados de prisão nesta segunda (21), pela Polícia Federal, por envolvimento com o líder de uma facção criminosa preso no Distrito Federal. De acordo com as primeiras informações da Operação Cravate, este jurista teria dado anuência aos demais para se comunicarem em nome dele com detentos ligados ao grupo.

“Informações repassadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (SEAP) constataram indícios de que pessoas diversas estariam se passando por um advogado, com a anuência deste, para se comunicarem com detentos reclusos no sistema prisional do DF. Já a liderança presa faria uso da rede criminosa tanto para própria comunicação quanto para subsidiar contato externo para outros presos, com o objetivo de estender sua influência e atrair novos faccionados”, disse a PF em nota.

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF) disse em nota à Gazeta do Povo que acompanha a investigação e que se pronunciará nos autos do processo.

Ainda de acordo com a PF, o preso suspeito de tentar se comunicar com pessoas externas através do advogado e de ligados a ele teria cometido um homicídio contra um policial federal em Salvador em 2023. Ele responde, ainda, por organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Além dos seis mandados de prisão, a PF também cumpre nove mandados de busca e apreensão cumpridos no Distrito Federal e na Bahia. Os envolvidos também tiveram a suspensão da profissão decretada pela Justiça.

“A partir da apuração e esclarecimentos sobre os fatos, poderão ser encaminhadas ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED/OAB/DF) denúncias quanto a eventuais comportamentos antiéticos dos profissionais”, completou a OAB/DF.

A PF informou que os alvos da operação poderão responder pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]