• Carregando...
A Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio informou que a operação começou no início desta manhã e vai durar 24 horas.
A Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio informou que a operação começou no início desta manhã e vai durar 24 horas.| Foto: Divulgação/Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro ocupou nesta quarta-feira (3) a Cidade de Deus, na Zona Oeste da capital. A Secretaria de Estado da Polícia Militar informou que a operação começou no início da manhã e vai durar 24 horas. O objetivo da ação é retirar barricadas instaladas por criminosos para dificultar a entrada de agentes de segurança na comunidade, a apreensão de carros roubados ou clonados e o combate a crimes.

"Cinco toneladas de barricadas, até o momento, foram retiradas das ruas da comunidade da Cidade de Deus", disse a PM na rede social X nesta tarde. A ocupação é feita por integrantes do 18º Batalhão de Polícia Militar (Jacarepaguá), com apoio do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar) e do Batalhão de Ação de Cães (BAC), informou a Agência Brasil.

“O comando do 18º BPM iniciou, nesta manhã (3), uma operação excepcional na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, comunidade utilizada como base por um grupo criminoso para cometer uma série de delitos. A ação conta com apoio de outras unidades. O policiamento na região está reforçado”, disse a PM nas redes sociais.

Segundo especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, entre os impactos das restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a operações das forças de segurança no Rio de Janeiro está o fortalecimento das posições de lideranças do narcotráfico, principalmente por meio da instalação de centenas de barricadas para impedir o avanço de viaturas; aumento de arsenais de guerra e até mesmo aliança com traficantes de outros estados.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635 gerou limitações progressivas à atuação das forças policiais a partir de junho de 2020.

Na operação desta quarta, policiais do BAC apreenderam cerca de 70 quilos de maconha na comunidade, na localidade conhecida como Caminho do Outeiro. A PM informou que um olheiro do tráfico de drogas foi preso no momento em que monitorava e repassava informações para o grupo criminoso responsável pelo crime organizado na Cidade de Deus.

“Ele monitorava a ação de policiais militares que estão atuando no dia de hoje no interior da comunidade”, disse a corporação que divulgou a imagem do radiocomunicador apreendido com o olheiro, que segundo a secretaria, foi preso na Travessa do Sal, na localidade Novo Mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]