• Carregando...
Fachada do Ministério dos Transportes
Ligação entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte, no extremo sul do Rio Grande do Sul, é feita exclusivamente por transporte aquaviário.| Foto: Pedro França/Agência Senado

Uma antiga demanda de infraestrutura no estado do Rio Grande do Sul tem promessa de avançar. O Ministério dos Transportes confirmou à Gazeta do Povo que o projeto para a construção de uma ponte que conectará os municípios de Rio Grande e São José do Norte, no extremo sul do estado, está em andamento. Por enquanto, a ligação entre as duas cidades, separadas pela Lagoa dos Patos, é feita exclusivamente por transporte aquaviário.

"Foram concluídos os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), uma etapa preliminar de análise de um empreendimento, do referido trecho, que possibilita o início da contratação para elaboração dos projetos", afirmou a pasta. A futura ponte será uma ligação terrestre estratégica entre as BRs 101 e 392, facilitando o tráfego na região.

A extensão estimada do trecho é de 4,5 quilômetros. Os custos do projeto e da obra ainda não foram definidos, mas o Ministério dos Transportes planeja lançar o edital para a contratação dos estudos de implantação até o final de 2024. "Posteriormente, no âmbito do Planejamento Integrado de Transportes, é estruturado o planejamento de nível estratégico do setor de transportes, por meio do Plano Nacional de Logística, que identifica as necessidades, nas quais serão detalhadas e priorizadas nos Planos Setoriais. Nesse contexto, havendo viabilidade, o empreendimento fará parte dos planos orçamentários do governo para futura execução", diz ainda a nota.

A construção da ponte está incluída no Programa Novo de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciativa do governo federal para impulsionar investimentos em infraestrutura no país. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será o responsável por licitar e executar o projeto e a obra. O planejamento prevê a conclusão do projeto em até dois anos, com início das obras programado para o primeiro semestre de 2027, se houver recurso na Lei Orçamentária Anual (LOA) do período.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]