Uma antiga demanda de infraestrutura no estado do Rio Grande do Sul tem promessa de avançar. O Ministério dos Transportes confirmou à Gazeta do Povo que o projeto para a construção de uma ponte que conectará os municípios de Rio Grande e São José do Norte, no extremo sul do estado, está em andamento. Por enquanto, a ligação entre as duas cidades, separadas pela Lagoa dos Patos, é feita exclusivamente por transporte aquaviário.
"Foram concluídos os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), uma etapa preliminar de análise de um empreendimento, do referido trecho, que possibilita o início da contratação para elaboração dos projetos", afirmou a pasta. A futura ponte será uma ligação terrestre estratégica entre as BRs 101 e 392, facilitando o tráfego na região.
A extensão estimada do trecho é de 4,5 quilômetros. Os custos do projeto e da obra ainda não foram definidos, mas o Ministério dos Transportes planeja lançar o edital para a contratação dos estudos de implantação até o final de 2024. "Posteriormente, no âmbito do Planejamento Integrado de Transportes, é estruturado o planejamento de nível estratégico do setor de transportes, por meio do Plano Nacional de Logística, que identifica as necessidades, nas quais serão detalhadas e priorizadas nos Planos Setoriais. Nesse contexto, havendo viabilidade, o empreendimento fará parte dos planos orçamentários do governo para futura execução", diz ainda a nota.
A construção da ponte está incluída no Programa Novo de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciativa do governo federal para impulsionar investimentos em infraestrutura no país. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será o responsável por licitar e executar o projeto e a obra. O planejamento prevê a conclusão do projeto em até dois anos, com início das obras programado para o primeiro semestre de 2027, se houver recurso na Lei Orçamentária Anual (LOA) do período.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF