As aulas em 22 escolas da rede municipal de Porto Alegre serão retomadas nesta segunda-feira (20) após a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. Outros 16 colégios retornam com as atividades terça-feira (21) na capital gaúcha. A Secretaria Municipal de Educação determinou a retomada das aulas nas unidades que não foram atingidas, diretamente, pelas enchentes e que não foram afetadas com abastecimento de água e energia elétrica.
“Uma lição deixada pelo triste período da pandemia foi a de que não podemos manter nossos alunos longe da escola por muito tempo. A retomada das aulas é essencial para a aprendizagem dos estudantes e, da mesma forma, para a volta ao cotidiano da cidade”, afirmou o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.
Segundo ele, as mais de 100 escolas de Educação Infantil conveniadas à prefeitura também retornam ao funcionamento nesta segunda. "Cerca de 50% dos nossos alunos retornarão às aulas normalmente”, acrescentou.
A Coordenação de Recursos Humanos esclarece que os servidores das escolas que foram afetadas não devem retornar de imediato ao trabalho. “É um momento de retomada. Assim como alinhamos a abertura das escolas que estão em condições, contamos com a atuação dos servidores que estão aptos a atuar neste momento de acolhimento”, comunicou a pasta..
Como o Ministério da Educação flexibilizou o calendário escolar do Rio Grande do Sul, a orientação da Secretaria de Educação, em um primeiro momento, é que as escolas façam atividades recreativas e garantam o acolhimento e as refeições aos alunos.
De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, praticamente todas as 99 escolas municipais e 219 parceiras foram atingidas, entre elas, 14 unidades da rede pública e 12 conveniadas que estão total ou parcialmente alagadas, com registro danos graves que comprometem a infraestrutura. Outras 11 escolas da prefeitura e 53 conveniadas estão com destelhamentos parciais e infiltrações.
Nas escolas Cantinho Amigo (Azenha) e Tio Barnabé (Azenha) que atendem a Educação Infantil e no colégio de Ensino Fundamental Porto Alegre (Centro Histórico), o processo de limpeza e recuperação das estruturas foi iniciado pela prefeitura. As escolas de Ensino Fundamental Aramy Silva (bairro Camaquã), Elyseu Paglioli (Cristal) e Grande Oriente do Rio Grande do Sul (Rubem Berta) estão operando como abrigos.
Confira a programação de retorno das escolas da rede municipal aqui.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF