A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e a região metropolitana do estado estão sob alerta de inundação, conforme informou a Defesa Civil do estado. Devido ao aumento da cheia do rio Guaíba, que cerca a região, a área próxima ao rio está sob risco severo.
Neste domingo (5), o nível do rio atingiu o recorde de cheia e chegou a 5,30m. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), este é o máximo histórico já registrado na capital gaúcha. Antes desse evento extremo, o maior nível havia sido atingido no ano de 1941: 4,76m.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) preveem ainda que o nível do Guaíba pode chegar a 5,50m ainda nos próximos dias. De acordo com estudo divulgado pelo instituto, a previsão de baixa é apenas para a próxima semana.
A Defesa Civil também reforçou o alerta para a região que cerca a Laguna dos Patos, que teve seus índices elevados. O órgão pede que as pessoas evacuem áreas costeiras próximas ao Guaíba e à Lagoa dos Patos e busquem pontos altos e seguros para se abrigarem.
Veja os mapas com áreas de risco:
Tragédia no Rio Grande do Sul
Desde a última segunda-feira (29), o Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas e mais de 330 cidades já foram atingidas de alguma forma pelo temporal. Neste domingo (5), o número de mortes chegou a 75, de acordo com o boletim mais recente divulgado pela Defesa Civil. Outros 6 óbitos seguem em investigação.
Há ainda 103 pessoas desaparecidas, 88 mil desalojadas e 16,6 mil estão em abrigos. Além disso, mais de 421 mil pontos estão sem energia elétrica, segundo as duas concessionárias que operam no estado.
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF