A Polícia Federal e a Polícia Civil prenderam o prefeito reeleito de Santa Quitéria (CE), José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, horas antes de ele tomar posse para o segundo mandato, na última quarta-feira (1º). As ordens de prisão foram expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CR).
De acordo com a PF, integrantes da organização criminosa Comando Vermelho trabalharam para beneficiar candidatos específicos no município cearense nas eleições de 2024. Entre os crimes identificados estão ameaças diretas, ameaça a moradores e uso indevido de recursos públicos para atender aos interesses do grupo.
Além de Braguinha, foram presos preventivamente outros investigados. O vice-prefeito eleito, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), conhecido como Gardel Padeiro, é investigado, mas não foi preso na ação. Ele, porém, foi impedido pelo TRE-CE de tomar posse.
Em nota, a PF informou que “as investigações continuam com a análise de materiais apreendidos e ações para identificar outros envolvidos.” Sem prefeito e vice-prefeito, a Câmara Municipal de Santa Quitéria, por 7 votos a 6, elegeu como presidente da Casa o vereador Joel Barroso, que tomou posse interinamente como prefeito da cidade — ele é filho de Braguinha.
Ministério Público Eleitoral pediu cassação de Braguinha
No último dia 29 de dezembro, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação e a inelegibilidade por oito anos de Braguinha e do vice Gardel Padeiro. A então candidata a vereadora Kylvia de Lima (PP) também foi acusada de participar do esquema criminoso.
Segundo o MPE, membros do Comando Vermelho teriam coagido e ameaçado eleitores de um dos adversários de Braguinha na eleição, o então candidato Tomás Figueiredo (MDB). Braguinha recebeu 11.292 votos e foi reeleito com 41,01% dos votos válidos. Figueiredo ficou em segundo, com 29,44%, seguido de Lígia Protásio (PT), que obteve 29,02% da preferência do eleitor.
A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a defesa do prefeito eleito, mas ainda não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF