O Ranking dos Políticos - site que mantém uma classificação dos políticos de acordo com critérios como combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público - venceu a premiação dada pelo 10º Fórum Liberdade e Democracia. O evento aconteceu em São Paulo (SP), no dia 20, sob a organização do Instituto de Formação de Líderes (IFL-SP).
Ao receber o prêmio, o criador do Ranking, o empresário Alexandre Ostrowiecki, criticou o poder tutelador do Estado sobre o cidadão e destacou iniciativas empreendedoras como sendo o caminho para mudar a política.
“Consertar o Brasil é a mesma coisa que consertar o Estado. A boa notícia é que praticamente todos os grandes problemas do Brasil estão no Estado, em Brasília, porque é lá que se concentra todo o dinheiro e poder. Então, consertar o Estado é consertar o Congresso Nacional [...] E essa é a lacuna que o Ranking dos Políticos vem preencher. Listamos os congressistas do melhor para o pior, e o Ranking trabalha em duas frentes: Relações governamentais e Educação Cívica”, explicou Ostrowiecki.
Para o criador do Ranking, o caminho para a ocupação de espaços na política passa por uma batalha travada, primeiramente, na cultura.
O empresário citou outros países da América Latica, como Argentina e Venezuela, como exemplos mal-sucedidos de países em que os empresários “lavaram as mãos” em relação à política.
Também estiveram presentes no evento, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o secretário Executivo de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Filipe Sabará; representantes de ONGs voltadas ao empreendedorismo e; empresários e pesquisadores de diversos setores.
O Ranking dos Políticos assina uma coluna na Gazeta do Povo. Veja todas as publicações clicando aqui.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião