• Carregando...
Dilma Elias Jabbour
Diretor do “Banco dos Brics” na China sob a presidência de Dilma foi anunciado pelo prefeito do Rio| Foto: EFE/Andres Martinez Casares

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, nomeou o economista Elias Jabbour como o novo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), órgão responsável pelo planejamento e pesquisa do município carioca. 

Professor universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Jabbour retorna ao Brasil após ocupar a diretoria de Pesquisas do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), em Xangai, na China, órgão conhecido como "Banco do Brics”, presidido pela petista Dilma Rousseff. O mandato da ex-presidente da República termina em julho de 2025.

“Geógrafo, economista, professor, autor de livros em economia política, mestre e doutor pela USP…Ufa! Mais uma fera que se junta ao time”, anunciou Paes pelas redes sociais.

Paes contou com apoio de Lula nas eleições e escolheu socialista para comandar IPP
Paes contou com apoio de Lula nas eleições e escolheu socialista para comandar IPP| Reprodução/Instagram

Em 2021, Jabbour lançou o livro “China: o socialismo do século XXI”, considerado pelo autor, “como o maior sucesso editorial da história recente do marxismo brasileiro.” O livro foi escrito em parceria com Alberto Gabriele.

“Nos últimos anos milhares de livros sobre a China foram lançados no Brasil e no mundo. Nenhum alcançou esse alcance. Falar em perspectiva real de socialismo é algo a se explorar para quem chora sobre a ‘crise’ das esquerdas. Falta ousadia Intelectual para enfrentarmos nossos dilemas. E isso não nos falta”, declara Jabbour em post recente nas redes sociais. 

Em 2023, o militante do PCdoB e simpatizante das ditaduras socialistas pelo mundo foi premiado pelo livro em Pequim, capital chinesa. 

O prefeito do Rio também publicou um vídeo com outros nomes do novo secretariado carioca como participantes da casa do reality show Big Brother Brasil. O BBB virou "Big Brother Dudu" no anúncio dos integrantes do quarto mandato de Eduardo Paes como prefeito.

Em outubro, ele foi reeleito no primeiro turno das eleições municipais de 2024 com apoio do PT e do presidente Lula, antigo aliado de Paes na prefeitura do Rio de Janeiro desde os dois primeiros mandatos entre 2009 e 2017. Além do aceno à esquerda, a presença de Jabbour também é vista como uma tentativa de aproximação ao NBD para captação de recursos para projetos e investimentos na área de infraestrutura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]