A cidade do Rio de Janeiro entrou em estado de emergência neste domingo (14) por conta das fortes chuvas que atingiram o estado no final de semana. Por volta das 18h as autoridades fluminenses contabilizavam 11 mortes no estado e duas pessoas desaparecidas em função de alagamentos, afogamentos, descargas elétricas e deslizamentos.
O Centro de Operações Rio, que monitora e integra ações do poder público no atendimento a ocorrências, classificou a situação atual da capital em nível 4 em uma escala que vai até 5. Em seu perfil no X, o prefeito Eduardo Paes (PSD) reforçou a recomendação para que as pessoas não circulem pela cidade e procurem permanecer em locais seguros.
A Defesa Civil do Rio de Janeiro identificou mais de 30 pontos de alagamento nas principais vias da capital. A Avenida Brasil, uma das principais vias de entrada e saída do Rio de Janeiro, chegou a ficar totalmente alagada nos dois sentidos. O tráfego por lá só foi liberado no início da tarde. Estações de trem e de metrô também chegaram a ter o funcionamento afetado pelos alagamentos
Em Niterói choveu em uma hora o equivalente a 80% do esperado para um mês
Na Baixada Fluminense o impacto das chuvas também foi grande. Segundo a Prefeitura de Niterói, choveu mais de 120 milímetros em uma hora. O volume, comparou a Administração Municipal, corresponde a 80% do esperado de chuva em um mês na cidade. Assim como na capital, a orientação é para que os moradores não saiam de casa e procurem locais seguros.
De acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) há um risco muito alto de deslizamentos de encostas nos municípios de Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, Queimados, Seropédica, Magé, Maricá, Belford Roxo, Paraty, Angra dos Reis, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Paracambi, Japeri e Teresópolis.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido até a próxima segunda-feira (15) sobre o risco potencial dos grandes volumes de chuva registrados no Rio de Janeiro. De acordo com o instituto, volumes de chuva próximos aos 30 milímetros por hora mantém presentes os riscos de alagamentos e deslizamentos em todo o estado.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião