Trecho da BR-364 em Alto Araguaia (MT), parte da Rota Agro.| Foto: Divulgação/CNT
Ouça este conteúdo

O edital de concessão de trechos das BRs 060 e 364 entre Goiás e Mato Grosso foi publicado na sexta-feira, dia 28, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e o leilão está marcado para ocorrer em 14 de agosto na B3, em São Paulo. A concessão integra o projeto chamado de “Rota Agro” e tem quase 490 quilômetros, entre as cidades de Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT). As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

CARREGANDO :)

A concessão deve durar 30 anos, com investimentos previstos de R$ 4,4 bilhões em obras – que inclui a duplicação de 45,62 quilômetros e a construção de 151 km de faixas adicionais em trechos de pista simples – e R$ 2,8 bilhões em custos operacionais. O trecho a ser concedido é parte de um importante corredor de escoamento da produção agropecuária do Centro-Oeste. “Em Rondonópolis está o maior terminal de grãos da América Latina, responsável por escoar a safra da região pelo Porto de Santos. No outro extremo do lote fica o terminal de Rio Verde da Ferrovia Norte-Sul. Além disso, a BR-364 também é uma alternativa de ligação rodoviária do Centro-Oeste com o Porto de Santos”, afirmou o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, à Agência BNDES de Notícias.

Um outro trecho da BR-364 já foi leiloado em fevereiro. A Rota Agro Norte, formada por 686,70 km que ligam as cidades de Vilhena e Porto Velho, em Rondônia, integra um corredor que leva a produção do Centro-Oeste aos portos do Rio Madeira. A concessão foi vencida por um consórcio formado por 4UM Investimentos e Opportunity, o único a fazer uma proposta.

Publicidade