Um temporal que atingiu na madrugada deste domingo (12) a região de Ipatinga, no Leste de Minas Gerais, causou deslizamentos e soterramentos de residências. De acordo com o Corpo de Bombeiros, nove pessoas morreram e há um desaparecido. Entre as vítimas fatais está uma criança de 8 anos.
A prefeitura de Ipatinga, que decretou estado de emergência por 180 dias, informou que choveu 80 mm no período de uma hora, o que causou desmoronamento de encostas, transbordamento de córregos e alagamentos em vários pontos da cidade.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade foi alagada e os atendimentos foram direcionados para as cidades vizinhas de Coronel Fabriciano e Timóteo.
Os desabrigados e desalojados estão sendo direcionados para o estádio Ipatingão, onde a prefeitura montou uma estrutura para receber doações de alimentos, água, colchões e produtos de higiene. Até o momento não foram divulgadas quantas pessoas estão desabrigadas.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou em redes sociais que colocou à disposição de Ipatinga “a estrutura do governo de Minas para fortalecer o resgate e assegurar o atendimento às pessoas afetadas”. Além disso, ele confirmou que irá para a cidade na segunda-feira (13) para acompanhar os trabalhos de atendimento aos desabrigados e desalojados.
O temporal também atingiu a cidade de Santana do Paraíso, a cerca de 15 quilômetros de Ipatinga, e deixou uma pessoa morta.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF