A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul tem um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária.
Através do site https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/ é possível fazer um cadastro como voluntário individual. No mesmo site, também é possível que instituições, empresas e/ou grupos interessados no voluntariado preencham os dados.
No site, o candidato a voluntário deve selecionar, por exemplo, os dias e horários em que pretende trabalhar, bem como disponibilizar alguns dados como data de nascimento, telefone e e-mail.
Após realização do cadastro, é preciso aguardar o contato da Defesa Civil para confirmação do dia e do horário definido para que seja estipulado o local de apresentação.
Segundo o órgão, isso é necessário para que haja uma escala bem organizada e direcionada para as necessidades do momento.
Mais informações podem ser obtidas no site https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial.
As atividades para voluntários
O site da Casa Militar do governo gaúcho destaca que as atividades dos voluntários, nesse momento, são realizadas na verificação da validade de alimentos, montagem de cestas básicas, kits de higiene/limpeza e triagem de roupas doadas.
A Defesa Civil ressalta também não fornece alimentação ou qualquer outra remuneração/ressarcimento de despesas.
As atividades dos voluntários são realizadas na Defesa Civil/DRC (dentro do CAFF), na Av. Borges de Medeiros - Praia de Belas, Porto Alegre/RS e também nas instalações da antiga CEEE, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho, também na capital gaúcha.
Prefeitura de Porto Alegre também cadastra voluntários
A Prefeitura de Porto Alegre abriu neste sábado um formulário on-line para cadastro de voluntários interessados em ajudar no atendimento a vítimas da enchente. O formulário de inscrição pode ser acessado neste link.
Segundo a administração municipal, qualquer pessoa acima de 18 anos de idade pode se inscrever, mas é possível que nem todos sejam chamados porque também é uma prioridade, nesse momento, evitar grandes deslocamentos das pessoas no município.
São necessárias pessoas com diferentes qualificações profissionais para ajudar no atendimento das cerca de 2,6 mil pessoas que estão alocadas em mais de dez abrigos espalhados pela cidade.
Sete mil profissionais de saúde voluntários já se inscreveram
Para trabalhadores da área da saúde, é possível se cadastrar como voluntário no site https://saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais, da Secretaria Estadual da Saúde.
De acordo com balanço divulgado neste sábado (4) pela própria Secretaria gaúcha, sete mil profissionais da área da saúde já se cadastraram para compor um banco de voluntários que poderão ser convidados a auxiliar os municípios gaúchos afetados pelas chuvas intensas.
A colaboração de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, se dará em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião