O tradicional Salão Paranaense de Cerâmica cresceu, mudou de nome e de endereço. A partir deste ano o evento bienal se torna Salão Nacional de Cerâmica e acontece no Cietep (Centro Integrados dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná). A mudança também se estendeu para o seminário, que agora ganhou status de Congresso Nacional de Cerâmica. Paralelo aos eventos será aberta uma mostra, a partir da noite desta quarta-feira (24), com 240 objetos de cerâmica, de 142 artistas, com diferentes variações, no Cietep.
O evento bienal de cerâmica, criado oficialmente há 17 anos, pelo Museu Alfredo Andersen, será aberto oficialmente com a participação dos ceramistas premiados pelo salão. São três prêmios: Governo do Estado, Secretaria da Cultura e Museu Alfredo Andersen, no valor de R$ 6 mil reais para as categorias design e artística. A categoria popular está subdividida em religiosa, decorativa ou utilitária e folclórica.
Na categoria artística, todos os laureados são paranaenses: Elisa Maruyama, Ivanilde Sopchenski Santos, Gláucia Flügel e Márcio Medeiros os dois últimos dividindo um dos prêmios. No quesito design, que julga a aplicação dos projetos para a indústria, a comissão julgadora reconheceu dificuldades para eleger os melhores, sugerindo a criação da categoria de desenho artístico para atender à produção utilitária de pequena escala. Foram contemplados R. Luiz Pellanda Jr. e a dupla Eliane Kawata e Luis Evers, do Paraná; e Cristiane Aun, de São Paulo.
Subdividida em três frentes, a categoria popular ofereceu três prêmios de R$ 2 mil. Os vencedores são Tê Cavalcanti (PB), Associação dos Artesãos do Cariri Ocidental (PB) e Jamile C. Pereira (PR), no subgrupo popular-utilitário; Sandra Abrano (SP), Horácio Rodrigues (PE) e Socorro Rodrigues (PE), no popular-folclore; Maria Candido (CE), Biagini (PR) e Elias F. Santos (PE), no popular-religioso. O número de inscrições para a categoria triplicou em relação à última edição do Salão Paranaense de Cerâmica.
Na quinta-feira (25), tem início o Congresso Nacional de Cerâmica que oferece 26 cursos, que serão realizados até a segunda-feira (29). Até o dia 8 de junho o público pode conferir as peças em exposição no Cietep.
Para outras informações acesse www.pr.gov.br/maa
Confira o roteiro de exposições
Serviço: 1º Salão Nacional de Cerâmica. Cietep (Av. Comendador Franco, 1341 Jardim Botânico) Tel.: 3222-8262. Visitação, de 25 a 28 de maio, das 9 às 20 horas e de 29 a 8 de junho, das 9 às 18 horas. Entrada franca.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast