o produtor Virgílio Milléo barbeia Waltel Branco em cena do documentário.| Foto: Divulgação/

Boa parte do pequeno quarto de hotel em que o maestro Waltel Branco no centro de Curitiba é ocupada por caixas plásticas empilhadas. Ali se acumula o tesouro do músico: centenas de partituras de suas composições feitas nos últimos anos.

CARREGANDO :)

“Na vida e na música, só vale o que está escrito”, brinca o maestro.

Uma grande parte deste material será lançada nesta terça-feira, (13) no projeto “101 Músicas de Waltel Branco”. O material completo conta com um box de quatro discos com músicas inéditos e registros raros e de Waltel, gravadas pelo próprio autor ao violão.

Publicidade

O projeto ainda conta com um site completo em homenagem ao músico e um documentário com depoimentos e imagens da gravação do artista com outros músicos curitibanos, como Rogéria Holtz, Endrigo Bettega, Glauco Solter, Fábio Cardoso, Saul Trumpet, Hélio Brandão e Sérgio Albach.

Idealizado pelo produtor musical Virgílio Milléo, o material quer preservar a história da música de Curitiba na figura de seu maior expoente, ainda em atividade . “Um registro de músicas de Waltel Branco, por ele próprio e com mais de 80 anos de idade é algo único, uma obra imortal que será aproveitada por gerações”.

Milléo conta que era um “desejo antigo” de gravar em estúdio algumas de suas inúmeras composições novas de Waltel, escritas em um período de reclusão pública.

O projeto demorou anos quatro anos para ser realizado ,”de modo informa”l.

“Fomos desenvolvendo aos poucos, até que chegamos ao número de 101 músicas”, explica Milléo, que contou com o apoio do diretor de fotografia e montador, Rafael Dorta, e do produtor executivo, Adriano Esturilho.

Publicidade

Mais da metade da tiragem dos discos terá distribuição gratuita para escolas de música, faculdades e universidades, historiadores, pensadores do patrimônio imaterial, formadores de opinião, entre outros.

Waltel Branco

Compositor, arranjador e maestro, o parnanguara Waltel Branco trabalhou com grandes nomes da música, de João Gilberto a Cazuza, de Cartola a Dizzy Gillespie e Henry Mancini. Durante 20 anos compôs temas, trilhas e arranjos para novelas e séries da Rede Globo.