Quem não conhece Clarice Lispector, ou ainda não a leu o suficiente para descobrir que jamais será possível lê-la o suficiente, tem meios para descobrir como a escritora marcou a vida de 22 leitores, hoje profissionais ligados às artes, no livro Clarice na Cabeceira, que a Rocco acaba de publicar.
A organizadora Teresa Montero pediu que os participantes da compilação escolhessem um conto e o apresentassem explicando seus motivos. A diversidade dos convidados se reflete na seleção de textos e assim se tem a Clarice triste, densa, difícil, engraçada, melancólica, ousada, cerebral, inventiva e a lista de adjetivos poderia continuar...
O livro funciona não apenas como uma porta de entrada, mas também oferece várias janelas das quais o leitor pode enxergar a obra. São perspectivas diferentes sobre uma autora de várias facetas.
"Gosto quando Clarice chega assim e me dá uma rasteira", diz a escritora Adriana Falcão, que escolheu "Ruído de Passos", sobre um senhora de 81 anos que ainda sente desejo sexual.
A cineasta Carla Camurati pegou "Ele Me Bebeu" porque a marcou intimamente ela costumava ler Clarice noite adentro na companhia do amigo José Antonio Garcia, com quem adaptou obras literárias para o cinema. Seu desejo nunca realizado era levar às telas a história da mulher que disputa a atenção de um ricaço com seu cabeleireiro homossexual.
A atriz Malu Mader (que pegou "Felicidade Clandestina"), a cantora Maria Bethânia ("Os Desastres de Sofia") e a jornalista Mônica Waldvogel ("Evolução de uma Miopia") também fazem escolhas íntimas. Outros, a exemplo dos escritores Rubem Fonseca e Luis Fernando Verissimo, optam por textos curiosos, marcados por alguma anedota que eles contam nas apresentações. Fonseca ficou com "A Galinha" e revela que, durante um jantar, brigou com um escritor que fez pouco do conto. Já Verissimo, simples e certeiro como suas crônicas costumam ser, defende que "A Menor Mulher do Mundo" é "o melhor conto que conheço em língua portuguesa".
As escolhas oferecidas em Clarice na Cabeceira são todas mais ou menos pessoais. Em certos casos, como o do escritor Affonso Romano de SantAnna, a opção é a um só tempo pessoal e didática. Ele explica que a maioria das narrativas de Clarice tratam de arrebatamento. "Seus personagens estão sempre sendo submetidos a um conhecimento súbito da verdade em meio à banalidade da vida. Há um rito de passagem, uma iniciação perigosa e sublime, que arrebata não só seus personagens, mas também o leitor e a própria narradora", diz SantAnna.
No conto eleito por ele, "Amor", uma mulher com um sacola de compras pega o bonde de volta para casa e se depara com um cego mascando "chicles". A imagem a desestrutura por completo. De repente, ela entende que "sem a felicidade também se vivia: abolindo-a, encontrara uma legião de pessoas, antes invisíveis, que viviam como quem trabalha com persistência, continuidade, alegria".
O menor conto da antologia, "É para Lá Que Eu Vou", selecionado pelo cineasta Luiz Fernando Carvalho, mostra o quanto Clarice sabia ser intensa. Sem dúvida, é o desfecho mais arrebatador de todos: "Que estou eu a dizer? Estou dizendo amor. E à beira do amor estamos nós".
Serviço
Clarice na Cabeceira, de Teresa Montero (org.). Rocco, 256 págs., R$ 32.
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