Grevistas dos Correios fizeram passeata pelo centro de Curitiba| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Com casa cheia, a trupe canadense Cirque du Soleil fez sua estréia no país nesta sexta-feira à noite no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Cerca de 2,5 mil pessoas foram ao local para assistir ao espetáculo Alegría, criação de Gilles Ste-Croix desenvolvida, em 1994 para comemorar os 10 anos da companhia. No público, pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, todos encantados com a beleza da lona montada especialmente para as apresentações da companhia.

CARREGANDO :)

A movimentação no local começou por volta das 19 horas, quando os primeiros espectadores começavam a chegar. Grande parte do público que chegou cedo era de pessoas que vieram de fora de Curitiba somente para o espetáculo. Fãs da companhia desde cedo, os gêmeos Natan e Monike Kremer, de 12 anos, vieram de São Pedro de Alcântara (SC) com os pais, os comerciantes Jucélio e Mariza. A família saiu de casa mais cedo para não enfrentar fila na estrada e não correr risco de chegar atrasados. Natan, que possui dez DVDs do Cirque du Soleil, aguardava ansiosamente o início do espetáculo e garantia que mesmo já sabendo todos os movimentos que seriam realizados a apresentação não perderia a graça.

Por volta das 20 horas, quando a fila começou a se formar, mesmo de fora do estande era possível ouvir a trilha sonora que envolveria os movimentos dos artistas logo em seguida. "Só de ouvir a música aqui de fora, já fico emocionada", afirmava a estudante Camila Fiorese de Lima, 21 anos. Ela e os pais saíram de Campo Mourão, na Região Noroeste do estado, às 6 horas e decidiram aproveitar a viagem para passar o fim de semana passeando em Curitiba.

Publicidade

Enquanto isso, o agente de viagens Jouglas Mendes dos Santos e a amiga Nila Souza Cruz, professora, esperavam em outra fila. Os dois decidiram a pouco menos de uma semana assistir ao espetáculo e foram a Pinhais para comprar ingressos para uma das próximas sessões de Alegría na bilheteria oficial, montada ao lado da lona das apresentações.

"Fui sábado no ParkShopping Barigüi para comprar os nossos ingressos, mas a bilheteria lá já estava fechada. Agora só dá pra comprar aqui", contou Nila. Mesmo assim, ela e o amigo preferiram ir até Pinhais a comprar os ingressos pela internet. "Vale a pena vir até aqui pelo clima do espetáculo", afirmou Santos.

Apesar do grande número de espectadores, não houve tumulto na entrada, já que o acesso pela Rodovia João Leopoldo Jacomel foi facilitado pela Polícia Rodoviária Estadual a pedido da prefeitura de Pinhais. O estacionamento do Expotrade estava disponível ao público do Cirque du Soleil que se dispusesse a pagar R$ 20.