Programe-se
Os Paralamas do Sucesso
Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/nº), (41) 3304-7900. Sábado, às 21 horas. Últimos ingressos. R$ 240 e R$ 120 (meia-entrada). Assinantes da Gazeta do Povo têm 40% de desconto na compra de até dois bilhetes por titular. Classificação indicativa: livre.
Comemorados em abril, os 30 anos de lançamento de Cinema Mudo, o disco de estreia dos Paralamas do Sucesso, foram a deixa para Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone entrarem com sua própria festa nestes tempos de celebração do rock nacional, que trouxeram comemorações recentes de Titãs, Barão Vermelho e Kid Abelha. O resultado é o show 30 Anos, que reúne canções de quase toda a discografia dos Paralamas, e que será apresentado neste sábado, 11, no Teatro Guaíra, com ingressos praticamente esgotados até o fim desta edição (veja o serviço completo do show no Guia Gazeta do Povo).
"A gente foi um pouco induzido a fazer uma espécie de autocelebração", brinca o baterista João Barone, em entrevista por telefone para a Gazeta do Povo. "Mas a gente se deu ao trabalho de fazer de maneira interessante, que também tivesse um significado artisticamente valioso para a gente."
Espetáculo
O esmero começa na sofisticação visual do show para Barone, sem dúvidas, a mais cuidadosa da carreira da banda. Cada uma das quase quarenta canções da apresentação é complementada com efeitos de iluminação e imagens de arquivo exibidas em um telão de LED. O repertório traz, naturalmente, os maiores hits da banda, mas também recupera canções menos conhecidas.
"Seria injusto falar que Alagados, Meu Erro, Óculos e Ela Disse Adeus são as mais emblemáticas. São as mais populares, mas estão contextualizadas com as que vêm antes e depois", explica o baterista, citando as três canções de Cinema Mudo resgatadas pelo repertório, como um dos diferenciais do show que terá ainda "Melô do Marinheiro" e "A Novidade", do álbum Selvagem? (1986), em seus arranjos originais.
Mosaico
O set list foi pensado para contemplar uma amostragem estilística representativa da trajetória do trio. O elemento afro-caribenho aparece em "Alagados", "Bora Bora" e "Carro Velho"; uma faceta mais pesada surge com "Patrulha Noturna", "Cinema Mudo" e "Ska"; o lado mais rock-and-roll, com "O Calibre" e "Mensagem de Amor".
"A meta era fazer um show que fizesse um raio x do nosso trabalho ao longo destes 30 anos", conta Barone. "Conseguimos elaborar um roteiro em que montamos um mosaico bem interessante da nossa produção musical, dos vários estilos musicais de que lançamos mão ao longo desse tempo."
Algumas influências são lembradas diretamente. Citações de Titãs, Led Zeppelin, The Who e The Police surgem em meio às músicas dos Paralamas em um expediente antigo do grupo, conforme lembra Barone. "É muito ao estilo do que o Herbert sempre fez nos shows dos Paralamas", diz. "Cada uma dessas músicas povoou nosso imaginário."
"Arrebatado" pela boa repercussão do show, que estreou no mês passado em São Paulo, Barone explica a coesão que o trio mantém depois de 30 anos.
"Somos um tripé: se tirar um, cai", diz. "E temos uma maneira de trabalhar hoje que não é mais tão opressiva. Já no período pré-acidente do Herbert, vínhamos lançando um álbum a cada dois anos. É um moto-contínuo. E vamos tentando respeitar esse ritmo numa boa."
Autógrafos
João Barone lança livro sobre a Segunda Guerra Mundial em Curitiba
Filho de pracinha e fanático pela Segunda Guerra Mundial, o baterista dos Paralamas do Sucesso, João Barone, estará na Livraria Saraiva do Shopping Crystal na próxima segunda-feira, 13, às 19 horas, para o lançamento de seu novo livro, 1942: O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida. Haverá sessão de autógrafos. Mais informações pelo telefone (41) 3232-8081.
Set list
Confira as músicas que estarão no show dos Paralamas do Sucesso deste sábado:
"Vulcão Dub" "Alagados" "Carro Velho" "Bora Bora" "Patrulha Noturna" "Cinema Mudo" "Ska" "Selvagem" (Citação: "Polícia" Titãs)"O Calibre" (Citação: "Whole Lotta Love" Led Zeppelin)"Mensagem de Amor" "Cuide Bem do Seu Amor" "De Perto" "Busca Vida" (Citação: "Wont Get Fooled Again" The Who)"Me Liga" "Como Uma Onda" "Saber Amar" "Romance Ideal" "Quase um Segundo" "Meu Erro" "Óculos" "Lanterna dos Afogados" "Na Pista" "Meu Sonho" "Ela Disse Adeus" "Você" "A Novidade" "Melô do Marinheiro" "Uma Brasileira" "O Beco" "Lourinha Bombril" "Aonde Quer Que Eu Vá" "Caleidoscópio" "Vital e Sua Moto" (Citação: "Dont Stand So Close to Me" e "De Do Do Do, De Da Da Da" - The Police)"Que País É Esse?"