• Carregando...
Desenho de Mendes escolhido para ser aplicado à construção | Reprodução
Desenho de Mendes escolhido para ser aplicado à construção| Foto: Reprodução

O artista plástico curitibano André Mendes tem experiência em pintar grandes painéis. Formado em desenho gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mendes já aplicou sua arte em paredes, azulejos e nos mais diversos espaços interiores e exteriores. Agora, porém, prepara-se para fazer o que certamente será seu maior trabalho – ao menos em termos quantitativos: um paredão de 35 metros, na lateral do edifício Ink Champagnat, empreendimento da Brookfield Incorporações em Curitiba.

A proposta da empresa é incorporar o conceito de Urban Gallery – projeto que realiza intervenções artísticas em espaços urbanos – na nova construção residencial, ainda sem data prevista de entrega. Para isso, André Mendes produziu cerca de sete desenhos diferentes para chegar a uma seleção final de três, que foram divulgados em um site para que o público elegesse um favorito, que será aplicado no prédio. O resultado foi descoberto ontem, e a votação também envolveu um concurso cultural, em que o autor da melhor frase de defesa do desenho escolhido ganharia uma viagem à Barcelona, na Espanha, onde Mendes se especializou em desenho artístico pelo Institut Superiro de Disseny y Escola de La Imatge (Idep).

"Aceitei participar do projeto não só por ser o mais desafiador da minha carreira, mas também por essa eleição do melhor desenho. Dar ao público a opção de opinar sobre uma obra de arte em detrimento de outra é algo essencial, mas pouco recorrente no meio empresarial", afirma Mendes, que explica que buscou técnicas muito diferentes desenvolvidas ao longo de sua carreira para oferecer variedade nas obras.

Improviso

Mendes conta também que, embora o desenho esteja escolhido, sua arte produzida em larga escala passa por uma certa improvisação: "A gente não sabe como vai funcionar o desenho em uma parede tão grande. Conforme vou desenhando, percebo que preciso utilizar mais determinado espaço, aumentar ou diminuir uma cor, e assim por diante. É tudo uma questão de adaptar a obra à superfície".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]