Ricardo Puccetti em La Scarpetta| Foto: Tatiana Coppola/Divulgação

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp (LUME) está em Curitiba para apresentar, no palco do Teatro da Caixa, dois espetáculos, dentro do projeto Qual É a Graça?: O Não-Lugar de Ágada Tchainik, hoje e amanhã, e La Scarpetta, sá­­bado e domingo.

CARREGANDO :)

O Não-Lugar de Ágada Tchainik coloca em cena a atriz inglesa radicada no Brasil Naomi Sil­­man, de 38 anos. Em 2003, ela viajou para o Canadá e, sob a orientação da diretora Sue Mor­­rison, concebeu essa montagem. Ágada Thainik é o nome do palhaço."E o palhaço, diferentemente de qualquer outro personagem, não tem idade, nem clas­­se social ou nacionalidade. Pa­­lhaço é um estado de espírito", diz Naomi.

A dramaturgia de O Não-Lugar de Ágada Tchainik tem início com a explosão de um vulcão. Depois, Ágada Tchainik tem de sobreviver. Diante do inesperado, tudo pode acontecer, inclusive na plateia, pois essa proposta inclui a participação do público. Naomi conta que, no que diz respeito à interação com os espectadores, há quem declame poemas, cante uma canção ou simplesmente verbalize palavras. No palco, 40% da apresentação acontece a partir de improvisos.

Publicidade

La Scarpetta, por sua vez, co­­meçou a ser elaborada em 1997, quando Ricardo Puccetti, atualmente com 45 anos, viajou para a Itália para conviver com Nani Colombaioni (já falecido), o consultor do diretor de cinema Federico Fellini para assuntos circenses.

Colombaioni entendeu, pelo convívio, que Puccetti, entre as suas muitas características, era um "personagem" que não conseguia realizar nenhuma tarefa cotidiana, mas tinha vontade de fazer e até se divertia com o fracasso. A partir da observação, Puccetti construiu não apenas o seu palhaço, mas esse espetáculo, já apresentado em diversos pontos do Brasil, incluindo festivais.

No domingo, Puccetti realiza, às 14 horas, uma demonstração de técnica, com entrada franca, também no Teatro da Caixa.

Serviço

O Não-Lugar de Ágada Tchainik. Com Naomi Silman. Dias 15 e 16, às 21h. La Scarpetta. Com Ricardo Puccetti. Dia 17, às 21h e dias 18, às 19h. Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280), (41) 2118-5111. R$ 10 e R$ 5 (meia).

Publicidade