Los Angeles – Hollywood faz a contagem regressiva para os Globos de Ouro com uma lista de futuros ganhadores cada vez mais clara graças às pistas dadas pelos diferentes prêmios da crítica. Esta semana também termina outro prazo crucial na temporada de prêmios: no sábado as urnas que decidirão a lista de indicados à 79.ª edição do Oscar serão lacradas. Milhões de dólares estão em jogo para ficar esperando de braços cruzados até 15 de janeiro quem são os vencedores do Globo de Ouro ou até 23 de janeiro, para o anúncio dos indicados ao Oscar. Por isso, os prêmios de menor importância concedidos pelas diferentes associações de críticos e profissionais nesta temporada quase diariamente são considerados as melhores pistas dos futuros ganhadores.

CARREGANDO :)

Dreamgirls – Em Busca de um Sonhoe Os Infiltrados parecem ser os favoritos para o Oscar, e ambos também são fortes concorrentes à vitória nos Globos de Ouro, os prêmios concedidos pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood nas categorias drama e comédia ou musical, respectivamente. Ao lado destes dois aparece o ambicioso drama multicultural Babel, que também desponta com chances apesar da falta de apoio das bilheterias e das críticas que variam da qualificação de obra prima à classificação como meros fogos de artifício. O filme se impôs no último domingo no Festival de Palm Springs (Califórnia), onde seu diretor, o mexicano Alejandro González Iñárritu, foi considerado o melhor do ano. Dado o pequeno tamanho desta localidade no meio do deserto, o festival pode parecer provinciano, mas muitos dos seus habitantes são aposentados da indústria com direito ao voto na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que concede o Oscar.

Outro mexicano que ganhou apoio para o Oscar neste fim de semana é Guillermo del Toro e seu Labirinto do Fauno. O filme obteve em Nova Iorque o prêmio de melhor filme do ano da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema, um prêmio que aumenta suas chances de vitória nos Globos de Ouro, onde é candidato como melhor filme em língua estrangeira, ao lado do espanhol Volver.

Publicidade

O filme de Pedro Almodóvar é um dos preferidos da crítica americana. Mas, ao contrário de outras ocasiões nas quais o cineasta espanhol fez parte da temporada de prêmios, com Tudo sobre Minha Mãe ou Fale com Ela, Volver não vem arrasando a concorrência. No caso de Penélope Cruz, o triunfo da espanhola na categoria de melhor atriz nos Globos de Ouro parece impossível diante da onda de vitórias da britânica Helen Mirren, que vem ganhando todos os prêmios da crítica por sua atuação em A Rainha. No entanto, a presença de Cruz na lista de indicadas ao Oscar parece estar garantida por seu trabalho em "Volver".

Por outro lado, está em aberto a lista de melhores atores do ano, onde a presença de Leonardo DiCaprio é certa, apesar de não saberem por qual filme: Os Infiltrados ou Diamante de Sangue.