Cartunistas paranaenses de várias gerações são destaque a partir de hoje na Mostra de Cartum Editorial, promovida pelo Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom. A partir do tema A Evolução das Comunicações, serão apresentados trabalhos de 16 artistas do traço que desenvolvem carreira nas cidades de Curitiba, Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel.

CARREGANDO :)

A exposição tem como homenageados os cartunistas Alceu Chichorro, Francisco Camargo (que publica diariamente os quadrinhos do Pancho no Caderno G) e Dante Mendonça. O evento ainda programa dois debates com os selecionados da mostra: A Palavra e a Imagem acontece hoje, e tem como convidada especial a jornalista Ruth Bolognese; Novas Mídias está marcado para o dia 16 de agosto, com a participação da designer e cartunista Pryscilla Vieira.

"O cartunista é como um jornalista, mas tem um desafio maior, pois trabalha a notícia de uma maneira extremamente sintética. Ele precisa passar a informação, fazer uma análise e apresentar uma opinião crítica, tudo dentro de uma solução gráfica", analisa o designer Guinski, curador da mostra, que elege como destaques do evento a apresentação de originais raros de Chichorro – cedidos pela Casa da Memória, orgão da Fundação Cultural de Curitiba –, a homenagem aos cartunistas pioneiros e a oportunidade de reunião dos artistas para debater a profissão.

Publicidade

"O Chichorro é uma referência histórica, pois foi um pioneiro na área, assim como o Camargo e o Dante, que estão há mais tempo no cartum diário, não só no Paraná como na imprensa brasileira", observa o curador, que cita o cartunista Solda como outro nome importante do cartum paranaense no cenário nacional. "Do Chichorro, vale lembrar que ele conquistou um espaço que praticamente não existia, de ter transformado sua atuação em algo importante para os jornais. O Pancho (Camargo) tem uma importância grande por ter aberto as portas para muitos cartunistas na imprensa paranaense, ele é um incentivador. O Dante tem um trabalho elaborado, criando personagens importantes como o Miroslau e Bastião, assim como o Chichorro, que deixou o Chico Fumaça", conclui Guinski.

Serviço: Mostra de Cartum Empresarial – A Evolução das Comunicações e palestra Imagem e Palavra, com cartunistas e a jornalista Ruth Bolognese. Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom (Av. Manoel Ribas, 115 – térreo), (41) 3305-4435. Hoje, a partir das 19 horas. Ingresso social: 1 litro de leite longa-vida. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas. Até 22 de agosto.