O projeto Comunidade Escola vem aumentando a oferta de cursos e atrações artístico-culturais nos bairros de Curitiba. O projeto é da Prefeitura Municipal de Curitiba e engloba vários setores, como a secretaria de Educação e Esporte e Lazer, Fundação de Ação Social e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), órgão ao qual cabe definir as atividades nas áreas das artes.
O Comunidade Escola acontece aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas, inicialmente, em nove escolas municipais, mas a intenção é ampliar para as 167 instituições de ensino da capital.
Segundo explica Veranice Hayashida, coordenadora dos núcleos regionais da FCC, responsável também pela programação cultural do Comunidade, o projeto conta com voluntários para realizar seu objetivo de aproximar a comunidade das escolas. "A idéia é promover atividades que integrem desde crianças até a terceira idade", comenta, citando que há até curso de informática nos fins de semana.
Nesse primeiro momento, a FCC organizou mais apresentações artísticas, mas a intenção, já a partir de agosto, é combinar a oferta de diversão por meio de shows musicais ou espetáculos teatrais com ensino, com cursos básicos em diversos campos. Existe uma comissão que escolhe a programação de cada semana. Interessados em se apresentar podem entrar em contato diretamente com os administradores das Ruas da Cidadania de seus bairros.
"Um aspecto importante é a participação do voluntariado, no sentido de colocar gente da comunidade mostrando o que faz e, ao mesmo tempo, ensinando", diz Veranice, esclarecendo que os cursos são básicos, de curta duração.
Paralelamente ao Comunidade Escola, continua correndo a programação ofertada em todas as Ruas da Cidadanias, com um média de 17 a 20 cursos diferentes pagos e de responsabilidade exclusiva da FCC.
Vera Hayashida informa que, em média, 500 alunos são mantidos aprendendo noções básicas ou se aperfeiçoando, já que nas Ruas da Cidadania é possível dar continuidade ao aprendizado, em cursos avançados e de maior duração.
"A procura por estas oficinas é bem variada e diferente em casa regional. A da Boa Vista é uma das mais procuradas", conta ela. "Nossa intenção com essas atividades, que já existem há bastante tempo, desde o começo das Ruas da Cidadania, é descentralizar a oferta e sensibilizar as pessoas para que descubram seu lado mais artístico", diz.
Serviço: Projeto Comunidade Escola: curso e atrações artísticas nos finais de semana em escolas municipais. Informações nas Ruas da Cidadania, onde também serão fornecidas informações sobre os curso próprios da FCC.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais