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Malévola, com Angelina Jolie, é um dos grandes sucessos da temporada | Divulgação
Malévola, com Angelina Jolie, é um dos grandes sucessos da temporada| Foto: Divulgação

25% é o incremento de público nas 531 salas da rede Cinemark, a maior do país, durante o mês de junho, em comparação ao mesmo período no ano passado.

  • O drama romântico teen A Culpa É das Estrelas é fenômeno de bilheteria no país

O site norte-americano Variety, referência internacional na cobertura de assuntos relacionados à indústria do entretenimento, publicou no último domingo, 29, uma reportagem intitulada "Copa do Mundo faz brasileiros encher os cinemas". Segundo a matéria, assinada pela jornalista Alexandra Cheney, as salas de exibição do país, contrariando as expectativas, têm recebido um público, em grande parte formado por crianças, adolescentes e mulheres, bem superior às expectativas.

Steven Bunnell, executivo responsável pela área de programação da rede internacional Cinemark, a maior em operação no país, com 69 complexos (531 salas), disse que "todos estão surpresos" com esse desempenho. "Esperava-se um impacto negativo, com a redução do número de lançamentos e de sessões em decorrência dos jogos." Mas não é isso que parece ter ocorrido.

A reportagem da Gazeta do Povo ouviu a diretora de marketing do Cinemark no Brasil, Bettina Boklis, que confirmou todas as informações veiculadas pela Variety. Segundo ela, havia uma expectativa de retração durante o período e a rede chegou a fazer, em maio passado, uma promoção chamada Ingresso Campeão: foram distribuídos cupons, dizendo que, durante a Copa, cada ingresso comprado daria direito a outro grátis. "Nem era necessário", afirmou a diretora.

A matéria da Variety cita como exemplo de sucesso comercial dois filmes distribuídos no Brasil pela Fox, o drama romântico teen A Culpa É das Estrelas e a animação Como Treinar o Seu Dragão 2, que até a publicação da reportagem da Variety haviam arrecadado juntos o equivalente a US$ 25 milhões no Brasil. Ambos têm forte apelo junto aos jovens.

Segundo o presidente da Fox International, Chris Aronson, "o Brasil não joga todos os dias" e os feriados ou dias considerados facultativos, somados às férias escolares, que se iniciaram antes por conta da Copa, têm beneficiado muito o setor.

Bunnell, da rede Cine­mark, calcula que, em comparação ao mesmo período no ano passado, o número de ingressos vendidos teve um incremento de 25%, "muito mais do que o esperado". Na Copa de 2006, realizada na Alemanha, foi registrada uma queda de 40%, em comparação ao mesmo mês em 2005.

Outro filme que alcançou enorme êxito comercial durante os jogos foi Malévola, da Disney, que, sozinho, fez US$ 24 milhões até semana passada – os números referentes ao último fim de semana serão fechados hoje. Mas nem todos os títulos têm conseguido a mesma sorte, diz a reportagem da Variety: a ficção científica No Limite do Amanhã, estrelada por Tom Cruise, havia arrecadado apenas US$ 4,2 milhões. Provavelmente, por ter o público masculino como alvo.

Mulheres

Para Aronson, da Fox, os filmes que atingiram melhor desempenho, como A Culpa É das Estrelas e Malévola, atraíram um expressivo público feminino, menos interessado nas partidas do Mundial – o primeiro arrecadou, apenas no seu fim de semana de estreia, US$ 5,2 milhões, bem mais do que os primeiros longas das franquias Crepúsculo, Jogos Vorazes e Divergente, também de forte apelo junto às garotas.

Bettina Boklis, da rede Cinemark, disse que muitos distribuidores se intimidaram e resolveram esperar para lançar seus filmes. "Os que se arriscaram, se deram bem." Ela também cita A Culpa É das Estrelas e Malévola, e acrescenta à lista o brasileiro Os Homens São de Marte e É para Lá Que Eu Vou, estrelado e escrito por Mônica Martelli, outro filme de forte apelo feminino que está fazendo sucesso durante a Copa e já acumulou quase 2 milhões de espectadores.

Transmissão de jogos

Embora tenha conseguido autorização para exibir os jogos da Copa do Mundo muito em cima da hora, a rede Cinemark vem obtendo bons resultados com as projeções, sobretudo das partidas do Brasil. Além dela, os complexos das redes UCI e Cinépolis também têm mostrado os jogos.

Bettina conta que o resultado tem sido melhor do que o esperado e que grande parte do público é composto por famílias. A iniciativa será estendida a todas as partidas das quartas de final, semifinais e ao jogo decisivo da Copa, no dia 13 de julho.

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