Programe-se
Confira o serviço completo do espetáculo no Guia Gazeta do Povo
A Cia. Mário Nascimento ocupa neste fim de semana o palco do Teatro da Caixa com o espetáculo Faladores, no qual se dedica a explorar os diversos modos de comunicação humana, combatendo a falta de entendimento por intermédio das vozes e dos gestos de seus bailarinos.
O foco de interesse do trabalho do grupo, sediado em Belo Horizonte desde 2002, são as palavras e os movimentos. Realizados ora através do som, da música e da poesia, ora pela dança e pela ação. Invariavelmente, são tentativas humanas de se expressar e superar as barreiras da incompreensão.
Como o que move o grupo é a pesquisa de linguagem, o elenco coloca em prática, durante a encenação, uma linguagem própria, repleta de códigos sonoros e até mesmo de palavras inventadas, que compõem um dialeto batizado de "momoês". Além dele, os bailarinos se comunicam em português e alemão, inglês, francês e espanhol.
A companhia existe há 11 anos, período no qual vem acumulando prêmios relevantes. Sua obra de estreia, Escapada (1998), foi contemplada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte com o troféu de melhor coreógrafo para Mário Nascimento, que, em seguida, partiria para uma turnê pela Alemanha com o compositor Fábio Cardia, cofundador do grupo.
Em 2004, de posse do prêmio Rumos Dança Itaú Cultural, ambos criaram o espetáculo Escambo, também laureado em Minas Gerais pela coreografia e pela atuação de três de seus bailarinos. Faladores é sua sexta coreografia, estreou no ano passado em Belo Horizonte e já foi apresentada em São Paulo e Porto Alegre.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião