Ao fazer ficção, o escritor Richard Yates (1926-1992) produziu um retrato complexo da classe média norte-americana das décadas de 50 e 60. O público de todo o mundo teve contato recente com o universo dele a partir da adaptação cinematográfica que o cineasta Sam Mendes fez do romance Rua da Revolução (Foi Apenas um Sonho).
Yates é um autor respeitado, apesar de a sua obra ter sido esquecida por alguns anos. Depois da repercussão positiva de Foi Apenas um Sonho, Yates e os seus livros voltaram a adquirir visibilidade.
A Alfagura publica agora O Desfile de Páscoa, romance que, a exemplo do livro que serviu de matéria-prima para o filme de Mendes, também faz críticas aos pilares mais conservadores que sustentam a sociedade.
O enredo mostra a trajetória de duas irmãs, Sarah e Emily. A primeira segue o script previsto para uma mulher que cresceu na década de 1930: casa cedo, tem filhos e é considerada uma esposa exemplar. A outra sente-se infeliz por que, por mais que procure, não encontra um parceiro.
As duas personagens são representações que o autor criou para mostrar como, independentemente do caminho escolhido, todos experimentam a solidão.
Sarah apanha do marido, torna-se alcóolatra e não enxerga saída para o impasse o divórcio ainda era tabu em 1950.
O problema de Emily é que os homens, inicialmente, demonstram atração pela mulher liberada, mas, em seguida, fogem.
Impossibilidades
O destino das duas personagens está revelado na primeira frase do livro: "Nenhuma das irmãs Grimes teria uma vida feliz e, olhando em retrospecto, sempre pareceu que o problema começou com o divórcio de seus pais".
A voz narrativa, em terceira pessoa, mostra o desencanto de Sarah e de Emily, que aumenta progressivamente com a passagem do tempo.
Quando meninas, pensavam que o pai era um herói do jornalismo. Adultas, descobrem que ele não escrevia as manchetes, mas era apenas um dos revisores elas vão experimentar muitas outras decepções.
Emily vivencia uma sequência de situações difíceis e sem solução, inclusive o enterro de sua irmã e, antes de ela morrer, faz uma confissão: "Estou com quase cinquenta anos e nunca entendi nada a vida inteira" o que revela a visão de mundo pessimista de Yates, um escritor que, por meio de sua obra ficcional, tratou da eterna busca pela felicidade. GGG
Serviço: O Desfile de Páscoa. Richard Yates. Alfaguara. 224 págs. R$ 33,90.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião