Estreia
Hamlet
Guairinha (R. XV de Novembro, 971), (41) 3304-7982. De 17 a 19 de maio. Sexta-feira e sábado, às 21 horas, e domingo, às 18 horas. Os ingressos custam R$ 70 e R$ 35 (meia-entrada).
Há mais de quatrocentos anos a célebre frase "Ser ou não ser, eis a questão" toma os palcos de todo o mundo. Ela vem de Hamlet, clássico de William Shakespeare que retrata o desejo de vingança do Rei da Dinamarca depois de ser assassinado pelo irmão herdeiro do trono. O fantasma do rei retorna e exige que o filho se vingue do tio.
Com concepção e direção do anglo-brasileiro Ron Daniels, integrante da Royal Shakespeare Company de Nova York, o espetáculo Hamlet vem pela primeira vez a Curitiba. O diretor, que retorna aos palcos brasileiros depois da encenação de Rei Lear, em 2000, voltou ao país em julho para se dedicar à montagem. Com Thiago Lacerda no papel do príncipe dinamarquês, o espetáculo conta com outros 15 atores na produção. Conhecido pelo texto clássico e de difícil compreensão, o diferencial da montagem de Daniels é a preocupação com a tradução e com a maneira que os atores iriam se comportar diante do texto. É o que explica o ator Thiago Lacerda, em entrevista à Gazeta do Povo.
"Foi muito importante respeitar de uma forma honesta o texto original e confiar na história do autor", diz. "O nosso trabalho é fazer com que o público entre nessa história que é soberana, desmistificando que texto clássico é uma coisa difícil", completa o ator.
Lacerda, que pensava em viver outros protagonistas de Shakespeare no teatro, afirma que o convite de Ron Daniels veio na hora certa. "Nunca tinha pensado em viver Hamlet, mas o convite veio da pessoa certa no momento certo. Foi uma decisão muita acertada na minha carreira", afirma. O ator diz acreditar que o elenco buscou montar um espetáculo honesto e despretensioso, mas ousado ao mesmo tempo. "Não há distrações. A ousadia está no texto", justifica. Lacerda completa falando sobre a importância de uma peça como Hamlet para os amantes das artes cênicas. "Quando há uma montagem de Hamlet, quem gosta de teatro não pode perder. É sempre um momento muito bonito. Curitiba pode esperar um fim de semana muito bonito."
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião