Cinema
Confira informações deste e de outros filmes no Guia da Gazeta do Povo.
Os Smurfs 2, que estreia hoje nos cinemas, segue uma fórmula já batida dos filmes voltados para família em Hollywood. Grandes quantidades de comédia, uma dose de conflito entre pais e filhos e pitadas de melodrama fazem o longa-metragem parecer, na maior parte do tempo, mais do mesmo no grande cardápio de opções que chegam anualmente às telonas. No fim, o que diferencia o filme, que mistura animação com atores de verdade, é um ingrediente especial: o carisma dos simpáticos personagens azuis (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).
O longa se passa alguns anos após o primeiro. Agora, o feiticeiro Gargamel vive no mundo real, onde se tornou um mágico famoso. Usando a magia roubada dos Smurfs, ele apresenta números que impressionam plateias em vários países, sempre com a ajuda de seu gato Cruel. Enquanto isso, os Smurfs vivem tranquilos em seu mundinho com a exceção de Smurfette, que começa a questionar suas origens.
Apesar de Papai Smurf tê-la tornado uma smurf há anos, ela ainda teme voltar a ser má. E, no dia de seu aniversário, acredita que seus amigos esqueceram a data sendo que, na verdade, farão uma festa surpresa.
"Não importa a sua origem. O que importa é o que você escolheu ser. Essa frase, dita por Papai Smurf, resume a mensagem transmitida pelo filme.
A ação acontece quando Gargamel consegue sequestrar Smurfette, com o objetivo de roubar a fórmula secreta de sua magia. Para salvar a amiga, os Smurfs resolvem voltar ao mundo real e procurar ajuda de Patrick (Neil Patrick Harris) e Grace Winslow (Jayma Mays) novamente.
Evolução
É notável a evolução do primeiro filme, lançado em 2010, para esta sequência. O roteiro está mais bem-amarrado, apesar de alguns furos na história. Destinado prioritariamente para crianças, o longa traz algumas piadas que só serão entendidas pelos adultos. Com protagonistas criados na década de 1980 e fora do cotidiano infantil de hoje, o maior trunfo de Os Smurfs 2 é o de trazer os personagens de volta para o imaginário de uma nova geração. GG1/2
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo