Natalie Portman é a favorita na categoria de melhor atriz, por Cisne Negro| Foto: Divulgação

Mais indicados

Confira os filmes com o maior número de indicações:

O Discurso do Rei

Filme (drama), diretor (Tom Hooper), ator (Colin Firth), ator coadjuvante (Geoffrey Rush), atriz coadjuvante (Helena Bonham Carter), roteiro e trilha sonora.

A Rede Social

Filme (drama), diretor (David Fincher), ator (Jesse Eisenberg), ator coadjuvante (Andrew Garfield), roteiro e trilha sonora.

O Vencedor

Filme (drama), diretor (David O. Russell), ator (Mark Wahlberg), ator coadjuvante (Christian Bale) e atriz coadjuvante (Amy Adams e Melissa Leo).

Minhas Mães e Meu Pai

Filme (comédia), atriz (Annette Bening e Julianne Moore), e roteiro.

A Origem

Filme (drama), diretor (Christopher Nolan), roteiro e trilha sonora.

Cisne Negro

Filme (drama), diretor (Darren Aronofsky) e atriz (Natalie Portman).

CARREGANDO :)
Christian Bale e Mark Wahlberg: indicados pelo drama O Vencedor
CARREGANDO :)

Qual é o filme mais premiado do ano pela crítica norte-americana? Se você respondeu A Rede Social, que conta a história da criação do Facebook, em cartaz no Brasil desde dezembro passado, acertou. Mas na noite deste domingo, quando for aberto o envelope com o título do vencedor do Globo de Ouro de melhor drama – o prêmio também contempla comédias e musicais em categoria específica para esses gêneros –, o longa-metragem escolhido pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood pode ser outro. Ano passado, a superprodução Avatar, de James Cameron, superou Guerra ao Terror, dirigido por Kath­ryn Bigelow, que venceria o Oscar um mês e meio mais tarde.

Para os jornalistas e críticos de fora dos Estados Unidos, mas sediados em Los Angeles, o ainda inédito no Brasil O Discurso do Rei é, teoricamente, o grande favorito. Recebeu o maior número de indicações, sete ao todo. Além de concorrer a me­­lhor filme (drama), está na disputa de ator (Colin Firth), atriz coadjuvante (Helena Bonham Carter), ator coadjuvante (Geoffrey Rush), diretor (Tom Hooper) e roteiro. O ótimo A Rede Social, de David Fin­­cher, favorito a ganhar o troféu de melhor direção, recebeu seis (confira o quadro ao lado), assim como O Vencedor, de David O. Russell, drama baseado na cinebiografia do bo­­xeador "Irish" Mickey Ward, também inédito no país.

Publicidade

Entre os atores, Johnny Depp recebeu duas indicações na categoria musical ou comédia, uma por Alice no País das Maravilhas e outra por O Turista, no qual é protagonista ao lado de Angelina Jolie, também indicada como melhor atriz (comédia ou musical). Pode ser até que ele não saia com as mãos abanando da festa, que será transmitida ao vivo pelo canal pago TNT, a partir das 22 horas. Mas o astro da noite promete mesmo ser o britânico Colin Firth, franco favorito ao prêmio de me­­lhor ator (drama), por seu elogiadíssimo desempenho como o monarca inglês George VI, que era gago e teve de recorrer a um terapeuta da fala, em O Discurso do Rei.

Natalie Portman, que vive uma atormentada bailarina em Cisne Negro, deve vencer na categoria de melhor atriz (drama). Até porque não vai enfrentar sua maior rival na corrida pelo Oscar, cujas indicações serão anunciadas dia 25 de janeiro, também em Los Angeles. Annette Bening, por seu desempenho como uma médica lésbica na simpática comédia Minhas Mães e Meu Pai, deve ser a vencedora como melhor atriz (comédia/musical).

Entre os indicados nas categorias de televisão (leia matéria e quadro abaixo), despontam como favo­­ritos o drama Boardwalk Empire, pro­­duzido por Martin Scorsese, e a comédia Modern Family.

O ho­­menageado desta edição 2011 do Globo de Ouro será o ator Robert De Niro, que receberá o prêmio das mãos do também ator Matt Damon.

Serviço:

Publicidade

Cerimônia de entrega do Globo de Ouro. Canal pago TNT, a partir das 22 horas.