Um dos elementos do flamenco é o sapatear, ou então, dito a partir da nomenclatura própria, do "taconear" que é o som emitido pelos sapatos das bailaoras ou das botas dos bailaores. "Se taconeia com força", costuma-se dizer no meio. Inclusive, o ritmo dos bailes flamencos se dá, sobretudo, pela marcação dos pés. E foi a partir dessa idéia-força, o som do sapateado, que a bailaora e professora Cristiane Macedo idealizou o espetáculo Tacones, em cartaz hoje e amanhã no Guairinha, a partir das 21 horas.
Tacones é uma mistura de espetáculo de final de ano da escola que Cristiane mantém há alguns anos em Curitiba, o Estúdio Aire Flamenco, com o trabalho grupo (também Aire Flamenco) que ela capitaneia.
Aproximadamente 40 alunos dividirão o palco com Cristiane e as outras três integrantes da companhia, as bailaoras Tatiana Coelho, Gladis Lee e Bruna Mayara. Haverá a participação do bailaor uruguaio Fito de Ávila. E todo o espetáculo terá música ao vivo, sob responsabilidade do guitarrista e cantaor Fernando de Marília (gaúcho radicado em Campinas) e do cantor curitibano Rodriggo Vivaz.
"Não haverá 'enredo'. Do início ao fim, em pouco mais de 1h15, vamos apresentar toda a intensidade possível do flamenco, sobretudo por meio da força do sapateado", afirma Cristiane, há 16 anos envolvida com flamenco.
Serviço:
Tacones. Guairinha (Rua XV de Novembro, 971), (41) 3304-7900 e 3304-7999. Dias 4 e 5, às 21 horas. R$ 25 (inteira). Desconto de 10% para portadores do Cartão Teatro Guaíra.