O Festival da Lapa chega à quarta edição com novidades em sua programação. Às mostras competitivas de curtas-metragens e filmes para celular soma-se uma seleção internacional de filmes de época que concorrem ao Troféu Tropeiro nas categorias de melhores filme, cenário, figurino e maquiagem.
Também haverá mostras paralelas de longas-metragens e dos produtos audiovisuais paranaenses que formam o projeto Casos e Causos, exibidos pela Rede Paranaense de Comunicação no programa Revista RPC, aos domingos à noite.
"A cidade da Lapa, invariavelmente, tem sido escolhida como cenário de filmes históricos. Suas ruas, praças e construções são preservados pelo zelo do povo lapeano. Portanto, nada mais justo do que homenagear a Lapa com essa premiação", justifica a organizadora do evento, Maria Inês Pierin Borges da Silveira, presidente do Instituto Histórico do município.
Dessa categoria, participa o longa paranaense Mistéryos, de Beto Carminatti e Pedro Merege, que recebeu o prêmio de melhor direção no Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino e foi exibido na 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme, estrelado por Carlos Vereza, Sthefany Brito e Leonardo Miggiorin, é baseado na obra O Mez da Grippe, do escritor Valêncio Xavier.
Também concorrem os filmes históricosOuro Negro, segundo longa-metragem da maranhense Isa Albuquerque, um thriller sobre a descoberta do petróleo no Nordeste do início do século passado, com Danton Mello, Thiago Fragoso e Maria Ribeiro; Netto e o Domador de Cavalos, do gaúcho Tabajara Ruas, épico em que o general Netto (Werner Schünemann) conta a história do sargento Torres (Tarcísio Filho), mestiço domador de cavalos preso pelas tropas monarquistas pouco antes da Guerra dos Farrapos; e a co-produção Brasil-Portugal O Mistérios da Estrada de Cintra, de Jorge Paixão da Costa, baseado na obra de Eça de Queiroz.
A mostra abre hoje, às 19h30, no Cine Imperial, com a exibição do premiadíssimo curta-metragem Booker Pittman, do londrinense Rodrigo Grota (faturou prêmios no Festival de Cinema de Gramado e Festival de Cinema de Arte de Salvador, entre outros). O filme, em preto-e-branco, relembra a passagem do célebre trompetista norte-americano Booker Pittman pela Londrina da década de 1950.
Em seguida, no Panteon dos Heróis, o público poderá conferir o longa-metragem Os Desafinados, de Walter Lima Jr., ficção sobre um grupo de músicos e compositores brasileiros em Nova Iorque, que formam um grupo musical que participa da criação da bossa nova. No elenco Rodrigo Santoro, Selton Mello, Cláudia Abreu, Ângelo Paes Leme, Alessandra Negrini e Antônio Pedro.
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Oposição quer comando da comissão de relações exteriores para articular com direita internacional
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
Deixe sua opinião