Stephany Britto em cena de Mistéryos, filme dos paranaenses Pedro Merege e Beto Carminatti| Foto: Divulgação
Confira os destaques do festival da Lapa 2008

O Festival da Lapa chega à quarta edição com novidades em sua programação. Às mostras competitivas de curtas-metragens e filmes para celular soma-se uma seleção internacional de filmes de época que concorrem ao Troféu Tropeiro nas categorias de melhores filme, cenário, figurino e maquiagem.

CARREGANDO :)

Também haverá mostras paralelas de longas-metragens e dos produtos audiovisuais paranaenses que formam o projeto Casos e Causos, exibidos pela Rede Paranaense de Comunicação no programa Revista RPC, aos domingos à noite.

"A cidade da Lapa, invariavelmente, tem sido escolhida como cenário de filmes históricos. Suas ruas, praças e construções são preservados pelo zelo do povo lapeano. Portanto, nada mais justo do que homenagear a Lapa com essa premiação", justifica a organizadora do evento, Maria Inês Pierin Borges da Silveira, presidente do Instituto Histórico do município.

Publicidade

Dessa categoria, participa o longa paranaense Mistéryos, de Beto Carminatti e Pedro Merege, que recebeu o prêmio de melhor direção no Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino e foi exibido na 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme, estrelado por Carlos Vereza, Sthefany Brito e Leonardo Miggiorin, é baseado na obra O Mez da Grippe, do escritor Valêncio Xavier.

Também concorrem os filmes históricosOuro Negro, segundo longa-metragem da maranhense Isa Albuquerque, um thriller sobre a descoberta do petróleo no Nordeste do início do século passado, com Danton Mello, Thiago Fragoso e Maria Ribeiro; Netto e o Domador de Cavalos, do gaúcho Tabajara Ruas, épico em que o general Netto (Werner Schünemann) conta a história do sargento Torres (Tarcísio Filho), mestiço domador de cavalos preso pelas tropas monarquistas pouco antes da Guerra dos Farrapos; e a co-produção Brasil-Portugal O Mistérios da Estrada de Cintra, de Jorge Paixão da Costa, baseado na obra de Eça de Queiroz.

A mostra abre hoje, às 19h30, no Cine Imperial, com a exibição do premiadíssimo curta-metragem Booker Pittman, do londrinense Rodrigo Grota (faturou prêmios no Festival de Cinema de Gramado e Festival de Cinema de Arte de Salvador, entre outros). O filme, em preto-e-branco, relembra a passagem do célebre trompetista norte-americano Booker Pittman pela Londrina da década de 1950.

Em seguida, no Panteon dos Heróis, o público poderá conferir o longa-metragem Os Desafinados, de Walter Lima Jr., ficção sobre um grupo de músicos e compositores brasileiros em Nova Iorque, que formam um grupo musical que participa da criação da bossa nova. No elenco Rodrigo Santoro, Selton Mello, Cláudia Abreu, Ângelo Paes Leme, Alessandra Negrini e Antônio Pedro.