A partir de outubro, Curitiba recebe visitantes inusitados: cerca de 60 vacas pintadas e ilustradas por artistas da cidade. É o projeto Cow Parade, evento mundial de arte de rua que, no Brasil, já teve edições em São Paulo e Belo Horizonte. As esculturas de fibra de vidro e em tamanho natural serão expostas em diferentes espaços da cidade até o dia 31 de dezembro, incluindo parques, shopping centers e ruas do centro e de bairros mais distantes. O evento é desenvolvido pela empresa Top Trends, de São Paulo, e conta com a parceria da Fundação Cultural de Curitiba e o apoio do Clube de Criação do Paraná.
De hoje até o dia16 de agosto, o Cow Parade começa a receber inscrições de artistas ou de qualquer pessoa interessada em participar da exposição, pintando ou ilustrando uma vaca. Não existe regra de estilo e nem técnica artística definida, mas o participante precisa escolher entre três modelos de esculturas de vacas disponíveis: deitada, em pé e em pé com a cabeça baixa.
Os projetos inscritos serão selecionados por um comitê formado por cinco profissionais: a presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba Fernanda Richa, o crítico de arte Fernando Bini, a arquiteta Consuelo Cornelsen, a galerista Zilda Fraletti e Renato Cavalier, presidente do Clube de Criação. Os croquis e o regulamento estão disponíveis no site www.cowparade.com.
No final da exposição, as vacas serão reunidas em um local para exibição e, em seguida, leiloadas. A renda será revertida para a Pastoral da Criança e a Fundação de Ação Social de Curitiba. A primeira Cow Parade brasileiro, realizada em São Paulo, em 2005, arrecadou R$ 500 mil, revertidos integralmente para a Fundação Abrinq.
As crianças atendidas pelas entidades sociais beneficiadas participam da exposição, pintando uma vaca. A responsabilidade social é parte dos eventos do Cow Parade em todo o mundo, que procura envolver toda a comunidade local: artistas, público e empresas estas últimas patrocinam e "adotam" as esculturas. Os artistas recebem uma vaca em branco e uma ajuda de custo de mil reais para desenvolver o projeto. As esculturas terão uma placa de identificação com os nomes do autor da obra e do patrocinador.
Serviço: Cow Parade Curitiba. Os interessados em participar da mostra devem enviar os croquis para a Fundação Cultural de Curitiba (R. Engenheiro Rebouças, 1.732) ou ligar para (41) 3029-4992. Informações: www.cowparade.com/curitiba.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano