• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Imperdível

Confira alguns dos destaques da programação da Gibicon 2:

Solda

Exposição com obras do artista gráfico Luiz Antonio Solda, homenageado desta edição da Gibicon. Até domingo.

O Gralha

Exposição dos desenhos originais do personagem O Gralha, super-herói paranaense criado há 17 anos; relançamento do álbum Gralha: Tão Banal Quanto Original; e bate-papo com José Aguiar, Tako X e Antonio Eder, criadores do personagem. Sábado, às 16 horas.

Performance

O cultuado quadrinista e ilustrador coreano Kim Jung Gi desenha a "imaginação coletiva" em nanquim, ao vivo. Sexta-feira, sábado e domingo, das 16h às 18 horas.

V de Vingança

Em bate-papo, o inglês David Lloyd, criador da graphic novel V de Vingança, conta como sua obra se conectou com o Brasil ao longo dos últimos dez anos. Amanhã, às 18 horas.

Hermanos

Panorama da produção gráfica latino-americana na palestra Quadrinhos Hermanos, com a dupla de quadrinistas argentinos Salvador Sanz e Eduardo Risso. Amanhã, às 20 horas.

REVOLTA!

Encenação da HQ escrita e desenhada pelo quadrinista André Caliman. Sábado às 20 horas.

Duelo HQ

Dois desenhistas "duelam" para criar em 10 minutos uma história em quadrinhos com temas sugeridos pelo público no bar O Quintal do Monge (R. Claudino dos Santos, 524, Largo da Ordem). Sábado, às 22 horas.

Palestra

O coreano Kim Jung Gi e o francês Jean-David Morva (famoso por desenhar a série Wolverine, inclusive uma história onde a ação se passa em Fortaleza, no Ceará) falam sobre suas carreiras. Domingo, às 14 horas.

Todos os eventos têm entrada franca e acontecem no MuMA.

Programe-se

Gibicon 2 – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba

Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430, Portão), (41) 3329-2801. De hoje a domingo, em diversos horários. Entrada gratuita. A programação completa está disponível no site www.gibicon.com.br.

  • 14 exposições com obras de artistas importantes abrem para o público hoje
  • Por quatro dias, Curitiba será o centro internacional do universo dos quadrinhos
  • O primeiro homenageado do Prêmio Cláudio Seto de Quadrinhos será o cartunista Solda

Até o próximo domingo, o bairro Portão, na zona sul de Curitiba, passa a ser o epicentro do universo dos quadrinhos mundiais.

A segunda edição da Gibicon – Convenção Inter­nacional de Quadrinhos de Curitiba abre oficialmente hoje, às 20h30, no Museu Municipal de Arte (MuMA) e vai reunir vários dos principais nomes da produção de quadrinhos mundial em quatro dias de programação variada e extensa.

Serão dezenas de exposições, oficinas, debates, lançamentos de livros, palestras, shows, performances, teatro, cinema e outras manifestações artísticas ligadas ao mundo do gibi.

A lista de convidados inclui nomes internacionais de peso, como o inglês David Lloyd, o coreano Kim Jung Gi, o francês Jean- David Morvan, os argentinos Eduardo Risso e Salvador Sanz e mais de uma centena de cartunistas, desenhistas, quadrinistas e artistas gráficos brasileiros.

Esta segunda Gibicon tem diferenças marcantes em relação à primeira edição, realizada em 2012. Além da programação ampliada, pela primeira vez o evento presta tributo a um artista cuja obra define toda a estética visual do evento. A primeira homenagem será feita ao cartunista Solda.

Casa nova

Outra mudança é a escolha de uma "casa" para o evento. Ao contrário do que ocorreu em 2012, quando a Gibicon foi espalhada por múltiplos locais da cidade, desta vez, a grande maioria dos eventos ocorre em um único espaço: dentro e nos arredores do MuMA, no Portão Cultural.

"Decidimos concentrar tudo no mesmo espaço para ter uma visão geral da dimensão real do evento", explica o coordenador da Gibicon, Fabrízio Andriani.

O tempo instável de Curitiba nesta época do ano também influiu na escolha. "No ano retrasado, choveu muito nos dias do evento e locais como o Memorial de Curitiba ficaram inacessíveis", lembra.

Segundo Andriani, a ideia da organização é que "os visitantes fiquem no evento o dia inteiro, vejam uma exposição, saiam para almoçar e voltem para ver um filme".

Ele destaca as possibilidades de conforto que o MuMA oferece, com salas de cinema, teatro e outras facilidades. "Precisamos valorizar este ótimo espaço cultural que fica meio sufocado por shoppings gigantes. Queremos mostrar que a arte é um produto tão importante quanto aqueles que eles vendem", afirma.

Super-heróis de bike

E para quem quiser passar o dia na Gibicon, opções não faltam. Durante os quatro dias do evento, fica aberta a Arena dos Artistas, espaço no qual visitantes e convidados poderão trocar informações sobre suas produções, métodos e experiências. Também vai funcionar em tempo integral a Feira de Quadrinhos, com as principais lojas de HQs, editoras, escolas de desenho e artistas independentes do país expondo produtos variados do universo dos quadrinhos.

Até um campeonato de futebol e uma bicicletada de super-heróis (passeio de bike de pessoas caracterizadas como personagens de quadrinhos) compõem a eclética programação. "A Gibicon está aí pra isso, para bombar arte na cidade", diz Andriani.

Cartunista Solda ganha homenagem

Uma das novidades desta segunda edição da Gibicon é a entrega do Prêmio Cláudio Seto de Quadrinhos. O prêmio celebra o desenhista, roteirista e editor pioneiro da graphic novel brasileira Cláudio Seto (1944-2008). O primeiro homenageado será o cartunista Solda. Nascido em Itararé (SP), mas com a carreira construída em Curitiba, Luiz Antonio Solda é também poeta, compositor, publicitário e ilustrador.

"O prêmio é mais um passo na estruturação do evento e também uma homenagem dupla a dois caras fundamentais e extraordinários da arte gráfica de Curitiba", explica o coordenador da Gibicon, Fabrízio Andriani.

Ele conta que toda a programação visual da Gibicon está baseada no estilo de desenhar do Solda. "Mesmo em peças de outros artistas aplicamos a fonte que ele criou", destaca.

O galardão entregue a Solda, em cerimônia para convidados hoje, às 19 horas, no MuMA, é uma estatueta da Maria Erótica, a voluptuosa personagem que Seto criou na década de 1970, agora esculpida pelo curitibano Thiago Provi, um dos principais artistas da action figure internacional da atualidade.

Gibicon reúne maiores nomes dos quadrinhos em Curitiba

Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba reúne artistas nacionais e internacionais para mostrar arte dos quadrinhos na prática e com muita diversão. São palestras, oficinas, exposições e outras manifestações artísticas ligadas ao mundo do gibi.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]