| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Imperdível

Confira alguns dos destaques da programação da Gibicon 2:

Solda

Exposição com obras do artista gráfico Luiz Antonio Solda, homenageado desta edição da Gibicon. Até domingo.

O Gralha

Exposição dos desenhos originais do personagem O Gralha, super-herói paranaense criado há 17 anos; relançamento do álbum Gralha: Tão Banal Quanto Original; e bate-papo com José Aguiar, Tako X e Antonio Eder, criadores do personagem. Sábado, às 16 horas.

Performance

O cultuado quadrinista e ilustrador coreano Kim Jung Gi desenha a "imaginação coletiva" em nanquim, ao vivo. Sexta-feira, sábado e domingo, das 16h às 18 horas.

V de Vingança

Em bate-papo, o inglês David Lloyd, criador da graphic novel V de Vingança, conta como sua obra se conectou com o Brasil ao longo dos últimos dez anos. Amanhã, às 18 horas.

Hermanos

Panorama da produção gráfica latino-americana na palestra Quadrinhos Hermanos, com a dupla de quadrinistas argentinos Salvador Sanz e Eduardo Risso. Amanhã, às 20 horas.

REVOLTA!

Encenação da HQ escrita e desenhada pelo quadrinista André Caliman. Sábado às 20 horas.

Duelo HQ

Dois desenhistas "duelam" para criar em 10 minutos uma história em quadrinhos com temas sugeridos pelo público no bar O Quintal do Monge (R. Claudino dos Santos, 524, Largo da Ordem). Sábado, às 22 horas.

Palestra

O coreano Kim Jung Gi e o francês Jean-David Morva (famoso por desenhar a série Wolverine, inclusive uma história onde a ação se passa em Fortaleza, no Ceará) falam sobre suas carreiras. Domingo, às 14 horas.

Todos os eventos têm entrada franca e acontecem no MuMA.

CARREGANDO :)

Programe-se

Gibicon 2 – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba

Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430, Portão), (41) 3329-2801. De hoje a domingo, em diversos horários. Entrada gratuita. A programação completa está disponível no site www.gibicon.com.br.

14 exposições com obras de artistas importantes abrem para o público hoje
Por quatro dias, Curitiba será o centro internacional do universo dos quadrinhos
O primeiro homenageado do Prêmio Cláudio Seto de Quadrinhos será o cartunista Solda

Até o próximo domingo, o bairro Portão, na zona sul de Curitiba, passa a ser o epicentro do universo dos quadrinhos mundiais.

Publicidade

A segunda edição da Gibicon – Convenção Inter­nacional de Quadrinhos de Curitiba abre oficialmente hoje, às 20h30, no Museu Municipal de Arte (MuMA) e vai reunir vários dos principais nomes da produção de quadrinhos mundial em quatro dias de programação variada e extensa.

Serão dezenas de exposições, oficinas, debates, lançamentos de livros, palestras, shows, performances, teatro, cinema e outras manifestações artísticas ligadas ao mundo do gibi.

A lista de convidados inclui nomes internacionais de peso, como o inglês David Lloyd, o coreano Kim Jung Gi, o francês Jean- David Morvan, os argentinos Eduardo Risso e Salvador Sanz e mais de uma centena de cartunistas, desenhistas, quadrinistas e artistas gráficos brasileiros.

Esta segunda Gibicon tem diferenças marcantes em relação à primeira edição, realizada em 2012. Além da programação ampliada, pela primeira vez o evento presta tributo a um artista cuja obra define toda a estética visual do evento. A primeira homenagem será feita ao cartunista Solda.

Casa nova

Publicidade

Outra mudança é a escolha de uma "casa" para o evento. Ao contrário do que ocorreu em 2012, quando a Gibicon foi espalhada por múltiplos locais da cidade, desta vez, a grande maioria dos eventos ocorre em um único espaço: dentro e nos arredores do MuMA, no Portão Cultural.

"Decidimos concentrar tudo no mesmo espaço para ter uma visão geral da dimensão real do evento", explica o coordenador da Gibicon, Fabrízio Andriani.

O tempo instável de Curitiba nesta época do ano também influiu na escolha. "No ano retrasado, choveu muito nos dias do evento e locais como o Memorial de Curitiba ficaram inacessíveis", lembra.

Segundo Andriani, a ideia da organização é que "os visitantes fiquem no evento o dia inteiro, vejam uma exposição, saiam para almoçar e voltem para ver um filme".

Ele destaca as possibilidades de conforto que o MuMA oferece, com salas de cinema, teatro e outras facilidades. "Precisamos valorizar este ótimo espaço cultural que fica meio sufocado por shoppings gigantes. Queremos mostrar que a arte é um produto tão importante quanto aqueles que eles vendem", afirma.

Publicidade

Super-heróis de bike

E para quem quiser passar o dia na Gibicon, opções não faltam. Durante os quatro dias do evento, fica aberta a Arena dos Artistas, espaço no qual visitantes e convidados poderão trocar informações sobre suas produções, métodos e experiências. Também vai funcionar em tempo integral a Feira de Quadrinhos, com as principais lojas de HQs, editoras, escolas de desenho e artistas independentes do país expondo produtos variados do universo dos quadrinhos.

Até um campeonato de futebol e uma bicicletada de super-heróis (passeio de bike de pessoas caracterizadas como personagens de quadrinhos) compõem a eclética programação. "A Gibicon está aí pra isso, para bombar arte na cidade", diz Andriani.

Cartunista Solda ganha homenagem

Uma das novidades desta segunda edição da Gibicon é a entrega do Prêmio Cláudio Seto de Quadrinhos. O prêmio celebra o desenhista, roteirista e editor pioneiro da graphic novel brasileira Cláudio Seto (1944-2008). O primeiro homenageado será o cartunista Solda. Nascido em Itararé (SP), mas com a carreira construída em Curitiba, Luiz Antonio Solda é também poeta, compositor, publicitário e ilustrador.

Publicidade

"O prêmio é mais um passo na estruturação do evento e também uma homenagem dupla a dois caras fundamentais e extraordinários da arte gráfica de Curitiba", explica o coordenador da Gibicon, Fabrízio Andriani.

Ele conta que toda a programação visual da Gibicon está baseada no estilo de desenhar do Solda. "Mesmo em peças de outros artistas aplicamos a fonte que ele criou", destaca.

O galardão entregue a Solda, em cerimônia para convidados hoje, às 19 horas, no MuMA, é uma estatueta da Maria Erótica, a voluptuosa personagem que Seto criou na década de 1970, agora esculpida pelo curitibano Thiago Provi, um dos principais artistas da action figure internacional da atualidade.